Sol quente e muito calor. Você já sentiu aquele calor de “derreter”? Em algumas cidades do Brasil, o termômetro está batendo recordes e mostrando que o sol do Nordeste está especialmente forte neste começo de ano. E quando o assunto é alta temperatura, o Nordeste domina o ranking das mais quentes do país.
E a semana começou quente no Nordeste, com os termômetros batendo recorde, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet),. As cinco maiores temperaturas do Brasil foram registradas na região. A cidade de Caicó, no Rio Grande do Norte, dominou o topo do calor, com dois registros diferentes de um mesmo dia para lá de ensolarado. E um deles chegou a 40,2° C.
Em terceiro lugar vem a cidade de Patos, no Sertão da Paraíba, com 39° C . A pequena cidade de Curaçá, na Bahia, registrou a quarta temperatura mais quente, com 38,6°C.
Na cidade sertaneja paraibana, conhecida como a morada do sol, a temperatura tem girado entre os 37ºC e 38, graus centígrados nesses dois primeiros meses do ano. No começo do ano, Patos atingiu 38,2 graus celsius e ficou em 5º entre as cidades mais quentes do País. Depois a cidade sertaneja atingiu 39,3º e ficou em 2º no País, o que se repetiu um dia depois, com os termômetros batendo na casa dos 39,1º.
O mês de fevereiro também tem registrado temperaturas muito elevadas na região de Patos. Os termômetros na cidade indicam temperatura, em determinados locais, que superam os 40º. E calor deve aumentar nos próximos dias, segundo a meteorologia, visto que ainda resta mais de um mês para o fim do verão.
Severino Lopes
PB Agora


