O ex-presidente Jair Bolsonaro confirmou que o projeto que anistia os golpistas envolvidos no ataque de 8 de janeiro de 2023 também concede perdão a ele. Em entrevista ao SBT, o ex-mandatário diz que a inclusão de seu nome no texto é “coincidência”.
“Queriam colocar no projeto da anistia do 8 de janeiro a questão da inelegibilidade. Eu fechei questão com meu partido, tínhamos noventa e poucos deputados na época, para eu não entrar nesse projeto da anistia e assim foi feito. E agora, por coincidência, eu estou dentro desse processo da anistia também”, afirmou.
Ele deu a entrevista ao jornalista Cesar Filho dentro de uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no Hospital DF Star, em Brasília, onde está internado desde que fez uma nova cirurgia. Durante a conversa, Bolsonaro ainda diz que o principal objetivo do projeto é dar “liberdade” aos golpistas, chamados por ele de “pobres coitados”.
🚨A TRAMA FOI REVELADA!
Bolsonaro ACABA de CONFIRMAR que projeto de ANISTIA é para BENEFICIÁ-LO
Tudo, segundo ele, por uma "COINCIDÊNCIA.” 🤡👍 pic.twitter.com/QbbJoBSgNx
— Pedro Rousseff (@pedrorousseff) April 22, 2025
Bolsonaristas conseguiram as assinaturas para o requerimento de urgência do projeto da anistia, o que acelera sua tramitação na Câmara dos Deputados. A decisão de pautar o texto, no entanto, depende do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Há pelo menos 1.038 requerimentos de urgência protocolados na Câmara desde 2010 e a definição para a ordem de análise depende também do aval de líderes partidários. Motta tem discutido o texto no Parlamento e com outros poderes.
O presidente da Casa recebeu um telefonema de ao menos um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) para tratar do tema recentemente, segundo o jornal O Globo. “Temos buscado trabalhar dialogando com as lideranças partidárias, com o Senado, com as outras instituições. É um tema, como todos sabem, que divide a Casa”, afirmou.
O projeto deve ser abordado em uma reunião das lideranças na Câmara, que ocorre todas as quintas-feiras. Nos últimos encontros, Motta vinha evitando tocar no assunto, mas a pressão de bolsonaristas deve levar o tema à discussão dos parlamentares.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line