Nesta segunda-feira (22), os olhos da política paraibana se voltam para João Pessoa. É que o vice-presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual Felipe Leitão (Republicanos), fará às 10h, em um hotel na orla de Tambaú, o aguardado pronunciamento sobre seu posicionamento nas eleições de 2026. O gesto é considerado decisivo para o futuro das alianças que irão disputar o Palácio da Redenção.
Felipe Leitão destacou que sua escolha foi fruto de um processo coletivo, envolvendo prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, presidentes de câmaras municipais e lideranças regionais. Segundo ele, o debate levou em conta as demandas dos municípios e os projetos apresentados pelos pré-candidatos ao governo.
O cenário ganhou novos contornos após o secretário executivo de Habitação da capital, Beto Pirulito, sobrinho de Cícero Lucena, declarar apoio a Felipe Leitão. O gesto foi interpretado como um sinal de aproximação entre o deputado e o projeto político liderado pelo prefeito.
Outro fator que alimenta as especulações é o aparente distanciamento de Leitão do núcleo mais próximo do governador João Azevêdo (PSB). Apesar de ter participado de reunião com lideranças da base governista em novembro, na Granja Santana, o deputado preferiu não se comprometer naquele momento, reforçando sua postura independente. Em agenda oficial do governo com ministros na cidade de Bayeux, onde a esposa de Felipe, Tacyana Leitão é prefeita, os dois também não estiveram presentes alegando choque de agenda.
A coletiva desta segunda-feira promete movimentar intensamente o tabuleiro político estadual já que a revelação do rumo político de seu grupo pode provocar impactos imediatos na corrida pelo governo da Paraíba em 2026.
PB Agora


