A 24ª Parada da Diversidade da Paraíba e de João Pessoa acontece neste sábado (6), com o tema ‘Sejamos diversos por natureza’. A concentração será às 13h, no Sesc Cabo Branco, e a mobilização segue até a Rua Monsenhor Odilon Coutinho, na altura da Empadinha Barnabé, no Cabo Branco. O evento conta com apoio da Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope) e da Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT.
“Na Funjope, nós temos um histórico de acolhimento e cuidado com toda a diversidade das culturas de João Pessoa e da Paraíba. A Parada LGBTQIAPN+ faz parte desse processo. Por orientação dos nossos prefeitos Cícero Lucena e Leo Bezerra, nós trabalhamos de maneira integrada, acolhendo esse projeto porque entendemos que é necessário dar visibilidade à parte cultural LGBTQIAPN+, mas, sobretudo, à parte dos direitos”, observa o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.
Ele ressalta que a Parada é também um momento de reflexão da própria comunidade LGBT, mas também da sociedade sobre os rumos, os destinos e o momento presente do movimento. “Não é só um desfile, não é só uma festa, é um momento de reflexão da sociedade sobre como nós vamos lidar, acolher, debater, trabalhar, garantir direitos, garantir cidadania para os LGBTQIAPN+. Então, a Funjope se insere nesse contexto para apoiar e cuidar desse movimento”, acrescenta.
Geraldo Filho, coordenador da Promoção à Cidadania LGBT de João Pessoa, afirma que a Parada é mais do que um evento. Para ele, trata-se de um ato político de afirmação, de visibilidade e representatividade de toda a população LGBTQIA+. “A Parada é um evento que está no calendário cultural da nossa cidade. É a maneira que a população de LGBTQIA+ tem de se expressar, de se enxergar, de ter sua identidade garantida e de ter a sua festa. Tem também a militância, a luta pelos seus direitos”, afirma o coordenador.
Ele ressalta ainda a relevância que os movimentos sociais têm ao mostrar o poder de sociedade civil organizada e visibilizar uma população que está sempre em luta constante para garantir direitos. “Como gestão, acompanhamos todas as lutas, conquistas e perspectivas que o movimento social, com suas organizações e lideranças, busca com um evento de grande porte como é a Parada da Diversidade. E como gestão estamos sempre apoiando”, disse.
O evento é realizado pelo Fórum Paraibano LGBTQIAPN+ e correalização pela Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT), Articulação Brasileira de Lésbicas (ABL), Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), Fórum ONG Aids-PB e ArtGay.
Atrações – O encerramento da programação será com a cantora, compositora e atriz Bixarte, ícone da cultura LGBTQIAPN+. Mas antes disso, vários DJs como Acarajow e Rick Mala vão fazer a alegria do público com sets variados.
Redação

