Muita coisa está em jogo. O título do Brasileiro é o sonho de Flamengo e Palmeiras. O risco de queda para a Série B é o medo de Santos, Internacional, Ceará e Fortaleza. Entrar na zona que garante vaga para a Libertadores é a meta de São Paulo, Botafogo, Bahia e Fluminense.
Depois de conquistar o título da Libertadores, o Flamengo pode levantar mais uma taça nesta quarta-feira (03). O Rubro-Negro enfrenta o Ceará às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, e precisa de uma vitória para ser campeão com uma rodada de antecedência.
Com 75 pontos contra 70 do Palmeiras, basta superar o Ceará para colocar o nono título na competição na sala de troféus e sair da fila de cinco anos. O Flamengo também pode antecipar a conquista do título desde que ambos empatem ou percam.
O técnico Filipe Luís tem um desfalque confirmado. Pedro continua fora em tratamento de uma lesão na coxa, além da fratura no antebraço. Ele é o único desfalque por contusão, enquanto Plata volta a ficar à disposição depois de cumprir suspensão na final da Libertadores. Filipe Luís deve mandar a campo o que tem de melhor para confirmar o título antecipado e começar a pensar no Intercontinental, e o atacante equatoriano briga por uma vaga.
A última volta olímpica foi em 2020 sob o comando de Rogério Ceni. A partida de hoje será a 74ª do Flamengo em 2025.
Palmeiras tem chance
Em jogo que pode decidir o título do Brasileirão, Atlético-MG e Palmeiras se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), na Arena MRV, em partida adiada da 34ª rodada do campeonato.
Faltando dois jogos para cada clube, o Palmeiras precisa vencer o Atlético e que o Flamengo não derrote o Ceará, também nesta quarta-feira, no Maracanã. Dessa forma, a definição do título fica para a última rodada, no domingo.
Derrotado pelo Fortaleza no domingo passado, o Atlético corre risco, ainda que remoto, de rebaixamento. Para garantir a permanência na Série A, nesta quarta-feira, sem depender de ninguém, o Galo precisa vencer o vice-líder do campeonato. Depois de enfrentar o Palmeiras, o time de Jorge Sampaoli recebe o Vasco, no domingo, também na Arena MRV.
Briga contra o rebaixamento e vaga na Libertadores
Mas essa não é a única disputa aberta que pode ser decidida na 37ª rodada. A penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, que começou ontem, terça-feira (02/12), com a vitória do Mirassol por 2 x0 sobre o Vasco, tem potencial decisivo para mais outros três clubes: Mirassol e Botafogo lutam por classificação direta para fase de grupos da Libertadores, e Fortaleza, Internacional, Santos e Ceará, Vitória, correm risco de ser rebaixado com uma rodada de antecedência. Ou seja, depois do Sport, mais três nordestinos podem ser rebaixados.
O Botafogo busca a classificação direta para a fase de grupos da Libertadores também é o objetivo do Botafogo na 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro, no entanto, não depende apenas das próprias forças e precisa de uma combinação de resultado para resolver o assunto com antecedência.
Além de ganhar do Cruzeiro fora de casa, é preciso torcer por uma derrota do Fluminense e para que o Bahia tropece (empate ou derrota) na rodada.
O Fortaleza não perde há oito jogos e vem de três vitórias seguidas. O Leão do Pici tem chances de deixar a zona de rebaixamento na próxima rodada, mas também corre o risco de ser rebaixado de forma antecipada nesta quarta-feira.
Empatar com o Corinthians garante uma sobrevida para o Fortaleza, que leva a decisão para a última rodada. Contudo, em caso de derrota, alguns cenários podem rebaixar o Leão do Pici.
Com o Brasileirão em fase decisiva, o confronto entre Juventude e Santos, marcado para esta quarta-feira (03), no Alfredo Jaconi, promete ser um dos duelos mais tensos da 37ª rodada. Nas duas rodadas finais, as equipes vivem realidades parecidas, e carregam o mesmo peso, o da urgência de pontuar para cumprir seu objetivo de permanecer na Série A.
Para o Juventude, jogar em casa transforma o confronto em uma verdadeira final, o time de Caxias do Sul mostrou durante a temporada ser mais forte no Alfredo Jaconi, apoiado pela torcida e pelo estilo que se intensifica em sua casa. Porém, os resultados recentes colocaram o clube em alerta, a equipe gaúcha chega pressionada pela tabela e sabe que o tropeço pode custar caro. Um triunfo nesta reta final é indispensável, ele acende a mínima esperança do Juventude sair da zona de rebaixamento.
Do outro lado, o Santos chega para o jogo vivendo uma temporada marcada por altos e baixos, mas com desempenho crescente sob pressão. Mesmo assim, o peso histórico do clube não diminui o drama, o time ainda precisa consolidar matematicamente sua permanência e sabe que qualquer resultado negativo fora de casa pode complicar a situação.
Para ambos os lados, a palavra da vez é sobrevivência, não existem margens para erros, e o peso psicológico será tão determinante quanto o desempenho técnico
Severino Lopes
PB Agora


