Um vídeo revelado recentemente mostra o momento em que um professor de capoeira agride uma criança autista de 11 anos em uma escola particular na zona oeste do Rio de Janeiro. Com informações do Fantástico, da Globo.
O caso aconteceu em setembro de 2023, no Centro Educacional Meirelles Macedo, mas só veio à tona após denúncia da mãe, Joyce Siqueira. Segundo ela, o filho, Guilherme, ainda lida com as consequências emocionais da agressão.
A situação começou quando o menino teve dificuldade em um exercício. O professor sugeriu que ele usasse uma bola, mas ao tentar pegá-la com colegas, foi ignorado. Irritado, chutou a bola e acabou agredido por uma aluna. Na sequência, o professor teria dado uma rasteira em Guilherme, jogando-o no chão e o segurando pelo pescoço, segundo relato da mãe.
🚨BRASIL: Uma criança autista de 11 anos levou uma rasteira de um professor de capoeira durante uma aula no Centro Educacional Meirelles Macedo, em Guaratiba, zona oeste do Rio de Janeiro. #Fantástico pic.twitter.com/8xZURTlaD3
— CHOQUEI (@choquei) April 7, 2025
A escola suspendeu o menino por dois dias, alegando desrespeito e agressões a colegas. Joyce só teve acesso às imagens da aula seis meses depois, durante uma audiência. “Eu vi o que você fez com o meu filho. Meu braço formigou, meu rosto tremeu, e eu fui parar no hospital”, disse ela, ao descrever o impacto ao assistir o material.
A defesa do professor afirmou que a ação foi uma técnica de imobilização usada para conter a situação. A escola declarou, em nota, que o docente não faz mais parte da equipe e que todas as providências foram tomadas. Após o episódio, Guilherme foi matriculado em outra escola, mas não se adaptou. Hoje, estuda em casa.
Joyce relata que o filho passou a apresentar comportamentos que nunca havia mostrado. “Ele batia na cabeça, batia a cabeça na parede. Fiquei muito mal”, contou.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line