“Ninguém se perde na volta”, já disse o poeta e político e escritor paraibano José Américo de Almeida. O MDB da Paraíba ganha nesta segunda-feira (17) um reforço de peso, e um potencial candidato a disputar o governo do Estado em 2026.
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, se filia ao partido com intuito de para disputar o Governo da Paraíba na sucessão de João Azevedo (PSB).
A filiação está marcada para às 15h, na Maison Blu’nelle, na Rua Audália Suassuna Gondim, 65, no bairro Pedro Gondim, na capital paraibana. O evento deve reunir diversas autoridades políticas, a exemplo de prefeitos, deputados e vereadores aliados do prefeito.
Segundo o senador e presidente nacional do MDB, várias lideranças políticas confirmaram presença na solenidade de filiação de Cícero Lucena, a exemplo do deputado federal Baleia Rossi, presidente nacional da legenda. Outras lideranças estão sendo convidadas, a exemplo do governador do estado do Pará, Helder Barbalho.
Liderando a corrida sucessória na Paraíba em todas as pesquisas e cenários, Cícero Lucena disse que está de volta ao MDB para ajudar na construção de um Estado mais justo, humano e solidário.
A convite do senador Veneziano Vital do Rêgo, Cícero Lucena garantiu que estará “voltando para casa”, em referência à sua trajetória política na legenda, pela qual já exerceu cargos, como governador e senador.
“Em nome do senador Veneziano e de todos os membros do MDB, informo que, visando à construção de um Estado mais justo, humano, solidário e inclusivo, retorno ao partido para somar esforços com meus colegas. Agradeço a confiança e reforço nosso compromisso com o bem comum” disse.
O senador Veneziano Vital do Rêgo, que também celebrou o retorno de Cícero e destacou o apoio da direção nacional do partido, incluindo o presidente Baleia Rossi.
“É com grande satisfação que recebemos de volta esta liderança tão expressiva, que representa um momento de fortalecimento do MDB na Paraíba. Este projeto é motivo de grande expectativa para todos nós”, afirmou Veneziano.
O retorno de Cícero ao MDB também tem forte valor simbólico. A legenda, que fez parte de momentos decisivos da redemocratização do país, carrega a história de grandes nomes da política nacional e paraibana, como José Maranhão, Antônio Mariz, Humberto Lucena, Ronaldo Cunha Lima e Ulysses Guimarães.
Foi justamente pelo MDB que Cícero iniciou sua carreira pública, elegendo-se vice-governador em 1990, depois governador, senador, ministro e, posteriormente, prefeito de João Pessoa, cargo que ocupa atualmente em seu quarto mandato, após ser reeleito em 2020.
Cícero deixou o PP no dia 5 de setembro, após o partido ter anunciado o vice-governador Lucas Ribeiro (PP) como candidato ao cargo de governador.
Cícero Lucena tem 68 anos e é natural de São José de Piranhas, Sertão da Paraíba. Ele é o atual prefeito de João Pessoa e inicia, agora, o seu quarto mandato como gestor da capital.
Iniciou sua vida política em 1990, quando foi eleito vice-governador da Paraíba, assumindo o cargo de governador por nove meses, em 1994, quando o então governador Ronaldo Cunha Lima renunciou para concorrer ao Senado Federal nas eleições daquele ano. Em 1996, foi eleito prefeito de João Pessoa, sendo reeleito em 2000. Em 2021 iniciou o terceiro mandato. Foi também senador entre 2007 e 2015.
Severino Lopes
PB Agora


