Foto: pixabay/ilustrativa
Um ciclone extratropical chegou ao Brasil nesta sexta-feira (7), com ventos de 100 quilômetros ou mais por hora e fortes tempestades nas regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste do país durante todo o fim de semana.
Como observou o ClickPB, o ciclone também deve ocasionar chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora no Nordeste, especificamente na região do Oeste da Bahia e Sul do Piauí, onde ventos entre 60 e 100 km/h podem ser sentidos.
Os alertas foram divulgados hoje (7) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No Rio Grande do Sul, o Instituto avisa que os ventos podem se intensificar na região do litoral gaúcho, movimentando dunas de areia sobre construções na orla.
De acordo com o Climatempo, o ciclone é fruto de um centro de baixa pressão que se deslocou do Paraguai. O fenômeno, que traz chuvas e ventos ambos extremamente intensos, vem acompanhado por uma nova frente fria.
Efeitos do fenômeno
Algumas cidades de Santa Catarina cancelaram as aulas nesta sexta-feira (7) devido ao alerta do ciclone. Em São Paulo, a Enel, companhia elétrica atuante no estado, comunicou aos clientes que a rede elétrica poderá ser afetada. A Defesa Civil e Governos Estaduais das regiões também emitiram alertas à população.
ClickPB


