O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse nesta (23/, que ainda espera pelas indicações de cortes a serem feitas pelo Ministério da Fazenda, mas que a proposta para diminuir despesas entra na pauta de votações da próxima semana.
“Cortes e despesas vai votar, é pauta da Casa. O governo está decidindo que vai usar essa questão parar repor o que foi perdido na MP 1303″, afirmou Motta.
Em entrevista, Motta confirmou que a Casa deve avançar nas medidas de corte de despesas mas que o projeto do governo que revê isenções tributárias ficará para depois.
“Isenções ainda não, ficará mais para a frente um pouco. Mas queremos avançar”, disse Motta após deixar reunião com líderes partidários.
O presidente da Casa, porém, não confirmou quando colocará o texto em votação.
“É a pauta da Casa. O governo está decidindo o veículo que vai usar nesta questão para repor o que foi perdido na MP 1303 [medida provisória que compensava a alta do IOF]”.
O governo tem buscado alternativas para recompor recursos do Orçamento de 2026, e vem sofrendo derrotas no Congresso.
No início deste mês, deputados deixaram uma medida provisória que previa maior arrecadação para equilibrar o orçamento e perder a validade.
A medida já era uma tentativa de substituição ao decreto derrubado que previa uma alta no Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
A decisão de fatiar a medida provisória foi tomada após uma reunião entre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no início desta semana.
Redação


