O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), anunciou nesta quinta-feira (9) sua aposentadoria da Corte. O comunicado foi feito ao final da sessão plenária, em um momento de forte emoção.
Com voz embargada, Barroso precisou interromper o discurso algumas vezes para tomar água e conter a emoção. Em tom leve, chegou a brincar dizendo que “tinha se preparado para este momento”, mas admitiu que não era fácil se despedir após tantos anos de atuação na Suprema Corte.
“É hora de seguir outros rumos”, declarou o ministro, visivelmente comovido.
Barroso encerra um ciclo marcante no STF, onde presidiu a Corte pelos últimos dois anos. Na semana passada, ele concluiu seu mandato como presidente, passando o comando ao ministro Edson Fachin.
Durante sua trajetória, Barroso se destacou por decisões e posicionamentos firmes em temas relevantes da agenda nacional, sempre defendendo princípios como a democracia, os direitos fundamentais e o fortalecimento das instituições públicas.
A aposentadoria marca o fim de uma era para o magistrado, que deixa um legado de dedicação e protagonismo jurídico no Supremo Tribunal Federal.
OPIPOCO


