A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já se movimenta para tentar a conversão de uma eventual prisão em domiciliar, caso ele seja condenado no processo sobre a tentativa de golpe de 2023. O julgamento acontece na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) e deve ser concluído até esta sexta-feira (12).
Segundo aliados, o argumento central da defesa será a fragilidade de saúde de Bolsonaro, de 70 anos, e a estratégia já está sendo preparada para ser apresentada após o esgotamento de todos os recursos legais disponíveis.
Atualmente, o ex-presidente cumpre prisão domiciliar desde o início de agosto, após descumprir medidas cautelares determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso. Caso seja condenado, Moraes terá a decisão final sobre onde Bolsonaro cumprirá a pena, com opções que incluem a Superintendência da Polícia Federal em Brasília, uma cela especial no Complexo da Papuda ou em um quartel do Exército.
O julgamento já teve votos de dois ministros pela condenação, enquanto o ministro Luiz Fux votou pela absolvição de Bolsonaro. Faltam os votos de Cármen Lúcia e Cristiano Zanin para definir o desfecho do processo.
Aliados do ex-presidente estimam que, mesmo com uma eventual condenação, o início do cumprimento da pena só seria efetivado em novembro.
PB Agora