Especialista em Big Data e marketing digital, o paraibano Alek Maracajá, lançou nesta quarta-feira (19 ) seu novo livro, “Brasil Digital – Nas Entrelinhas da Polarização Política”, na Biblioteca do Senado Federal, em Brasília.
O lançamento contou com a presença dos ministros Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, do ministro Vital do Rego Filho, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), políticos, juristas e jornalistas que cobrem a cena nacional,
O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, e o ministro Alexandre de Moraes fizeram questão de parabenizar Alek Maracajá pela obra, que traz uma análise detalhada da polarização política no ambiente digital entre 2017 e 2024, com base em mais de 2 bilhões de dados coletados nesse período.
A obra já tem gerado grande repercussão e rendido inúmeros convites para debates sobre o impacto das redes sociais na política brasileira.
Fundador da Ativaweb, empresa sediada em João Pessoa e referência em marketing 360º, Alek Maracajá é especialista em publicidade, ciência de dados e marketing digital. Ao longo dos últimos anos, se dedicou a análises aprofundadas sobre as Big Techs e o funcionamento das plataformas digitais, com foco especial no fenômeno do crescimento da direita no ambiente digital, incluindo o impacto da figura de Jair Bolsonaro e Lula nas redes.
Na obra, Maracajá apresenta um olhar único, que combina teoria e prática, explorando como algoritmos, Big Data e o universo digital influenciaram as campanhas eleitorais no Brasil. O livro revela bastidores e estratégias que moldaram o cenário político digital entre 2017 e 2024, trazendo reflexões sobre o papel das redes sociais na formação de narrativas e no fortalecimento da polarização política.
O lançamento em Brasília marca o início de uma série de eventos que se estenderão por outras cidades, com o objetivo de fomentar o debate sobre o impacto do digital na democracia brasileira.