O mais recente Boletim InfoGripe, divulgado pela Fiocruz, acendeu um alerta para João Pessoa. A capital paraibana aparece entre as cinco cidades do país com sinal de crescimento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), segundo análise referente ao período de 10 a 16 de agosto.
De acordo com o levantamento, embora a maioria dos estados apresente tendência de estabilidade ou queda, João Pessoa registra aumento na incidência da doença, especialmente entre crianças e adolescentes de 2 a 14 anos, com maior associação ao rinovírus.
O documento também aponta um leve aumento de SRAG entre idosos a partir dos 65 anos relacionado à Covid-19, tanto na Paraíba quanto no Amazonas.
A pesquisadora Tatiana Portella, do Programa de Computação Científica da Fiocruz, reforça a necessidade da vacinação contra a Covid-19 e lembra que idosos e pessoas imunocomprometidas devem tomar doses de reforço a cada seis meses. Ela também recomenda atenção redobrada com crianças que apresentem sintomas gripais:
— Se possível, mantenham em casa e evitem o envio à escola, para reduzir o risco de transmissão entre colegas — orienta.
Apesar de não estar entre os estados com maior gravidade, a Paraíba permanece em nível de alerta para SRAG, reforçando a importância da prevenção e da manutenção das medidas de cuidado.
Em todo o país, já foram registrados 159.663 casos de SRAG em 2025, com 53,4% confirmados para algum vírus respiratório. Entre os agentes mais frequentes estão rinovírus (40,4%), vírus sincicial respiratório (37,7%), influenza A (25%) e Covid-19 (9,4%).
Redação com Brasil 61