Evento acontece na Livraria do Luiz do Mag Shopping com a presença do autor Phelipe Caldas e da família Varandas, protagonista da história real.
Acontece na noite desta quarta-feira (13) em João Pessoa, na Livraria do Luiz do Mag Shopping, o lançamento nacional do livro “Inexplicável: a história do menino que queria jogar futebol”, do jornalista paraibano Phelipe Caldas. O livro conta a história real de Gabriel Varandas, de seus pais Marcus e Yanna, e de toda uma família que precisou lutar contra um diagnóstico de câncer no cérebro que quase tirou a vida do jovem jogador de futebol. O evento está marcado para se iniciar às 19h e vai contar também com a presença da família Varandas, que inspira a história.
Lançado originalmente em 2018, de forma independente e sob o título de “O Menino que Queria Jogar Futebol”, o livro é relançado agora pela Buzz Editora para todo o território brasileiro, depois do sucesso que a história alcançou primeiro no cinema e depois na Netflix, onde o filme inspirado na obra chegou a Top 3 mundial e a Top 10 em 19 países diferentes. Paralelo ao evento na capital paraibana, a obra começa a ser vendida com sua nova roupagem em livrarias de todo o Brasil.
O novo título da obra, inclusive, “Inexplicável”, acompanha o nome dado ao longa-metragem pelo diretor de cinema Fabrício Bittar, responsável pela adaptação do livro para as telonas. Além dessa mudança, a nova versão chega ao público com uma identidade visual semelhante ao do filme e com um texto de abertura inédito assinado pelos pais de Gabriel.
Quem primeiro faz o convite para o lançamento nacional do livro é o próprio Gabriel, protagonista da história e que antes de ser curado chegou a ser desenganado duas vezes por médicos que de alguma forma acompanhavam o caso dele. “Vai ser uma nova edição. Você que assistiu ao filme e que quer conhecer um pouquinho mais da nossa história, esse livro é uma excelente oportunidade”, comentou.
Autor da obra, Phelipe Caldas destaca a possibilidade que uma grande editora permite de fazer a história chegar a ainda mais leitores. “O livro já foi um grande sucesso na Paraíba, onde a história real se passa e onde foi lançado originalmente. Agora tem a possibilidade de chegar em pessoas de todo o Brasil e que só souberam dessa jornada de fé e superação pelo filme. Elas também poderão ter acesso aos detalhes de tudo o que se viveu naqueles anos de 2013 e 2014, para além do que é retratado no filme”, explica o escritor.
Marcus Varandas, pai de Gabriel, relembra dos tempos de sofrimento que ele e sua família viveram naqueles tempos, mas ao mesmo tempo se diz muito emocionado com o desfecho positivo e com a possibilidade de testemunhar para outras famílias o processo de cura de Gabriel.
“Para a gente é uma alegria muito grande. Um novo lançamento, desta vez por uma editora com alcance nacional, sendo a principal aposta do selo para 2025. Depois do livro ter virado filme, de ter impactado milhões de pessoas no mundo inteiro, ele volta a ser lançado em João Pessoa para prestigiar a nossa terra e porque foi aqui onde tudo aconteceu”, destacou.
Já Yanna, a mãe de Gabriel, convida as pessoas que se emocionaram com o filme para lerem o livro, já que, por uma questão mesmo de linguagem, ele acaba sendo mais detalhado e mais fiel aos fotos reais. “Foi um livro escrito com muito carinho, com muito amor. Foi super fiel à história. Quando a gente lê, consegue reviver tudo aquilo”.
Ainda de acordo com Yanna, a noite de lançamento vai ser uma oportunidade de ver pessoas que se sentiram tocadas com a história de sua família. “Vai ser um encontro maravilhoso. Ver pessoalmente tanta gente que nos manda mensagens, que se diz emocionadas com o que viram no filme”.
A inexplicável história de Gabriel
Gabriel Varandas tinha oito anos de idade, vivia uma vida absolutamente normal como uma criança apaixonada por futebol, quando foi diagnosticado com um grave tumor no cérebro pouco tempo depois de ser campeão paraibano de futsal.
Operado às pressas em João Pessoa, o caso dele teve complicações inesperadas que o levaram a sofrer uma parada cardiorrespiratória e a ficar em um estado de coma profundo e de quase morte por um longo período de tempo.
Durante as semanas que permaneceu na UTI, chegou a ser desenganado duas vezes, mas acabou sobrevivendo mesmo sem uma explicação médica para o caso. Depois, ainda conseguiu se recuperar totalmente de todos os problemas advindos da doença, sem ficar com sequelas, em mais uma situação não explicada pelos profissionais de saúde.
“Inexplicável: a história do menino que queria jogar futebol”, conta a história de Gabriel desde o seu nascimento até a luta insana que precisou enfrentar pela vida e pelo sonho de voltar a jogar bola. E sobre como os seus pais se apegaram a suas fés para continuar acreditando, lutando e sonhando pela cura.
Depois da primeira versão do livro ser lançado em 2018, a história chegou ao cinema como o filme “Inexplicável”, estrelado por atores como Letícia Spiller, Eriberto Leão, André Ramiro, Miguel Venerabile, entre outros.
Assessoria