Baixas temperaturas. A 5ª onda de frio do ano vai deixar os próximos dias bastante gelados em boa parte do Centro-Sul do país. A forte massa de ar polar também deve causar friagem no Norte do país, entre Acre e Rondônia.
O sistema começa a avançar nesta sexta-feira (08) e deve manter o clima frio ao menos até a próxima quarta-feira (13). Segundo a Climatempo, nessa onda de ar frio, deve ser observada uma sequência maior de dias consecutivos com mínimas e máximas baixas.
No Sul, as temperaturas devem ter uma queda significativa já nesta sexta. No Rio Grande do Sul, a máxima não passa de 14°C. Já em Curitiba, fica na casa dos 17°C. As mínimas devem ser de 9°C e 10°C.
No Sudeste e no Centro-Oeste, o primeiro dia do fim de semana também já deve ser de frio, mas as temperaturas devem cair ainda mais no domingo.
Com o avanço da nova massa de ar frio, há previsão de geada em grande parte do Sul e também no Mato Grosso do Sul, especialmente nas manhãs de sábado e domingo.
Enquanto a nova massa de ar polar deve levar frio para boa parte do Centro-Sul, no Norte, áreas de instabilidade devem seguir causando chuva na região
Norte e oeste do Pará, Amazonas e Roraima deve ter grandes acumulados de chuva nos próximos dias, como tem acontecido na última semana.
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é um encontro de ventos na região do Equador. É dos principais sistemas meteorológicos causadores de chuva em parte das regiões Norte e Nordeste do Brasil, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil