O superintendente Administração do Meio Ambiente da Paraíba (Sudema), Marcelo Cavalcanti anunciou, na noite desta sexta-feira (12), uma força tarefa para despoluir os rios da Capital paraibana. Em entrevista, Cavalcanti disse que assim que terminar as ações voltadas à Orla, os rios ganharão prioridades nas atividades da atual gestão.
“Está no nosso cronograma de trabalho. A gente não consegue abarcar todos os pontos de possíveis poluições de uma vez. Estamos trabalhando na Orla e depois vamos aos rios para identificar o que está originando”, afirmou.
O gestor considera que umas das características mais conhecidas em relação aos rios são comunidades que se instalam às margens dos mananciais e que lançam produtos poluentes na calha dos rios. Para despoluir as áreas, a Sudema espera contar com apoio de outros órgãos e também da população.
“É um trabalho social que a gente pode fazer junto com os órgãos que estamos trabalhando em parceria e incluir outra secretaria para que a gente possa encontrar uma solução mais adequada de cada situação”, adiantou.
Os rios mais conhecidos em João Pessoa são: o Jaguaribe, que corta quase toda a cidade, o Cuiá, na Zona Sul, e o Rio do Cabelo, na região do Seixas. Além desses, também tem o Sanhauá, na divisa com Bayeux e o Gramame que divide a Capital de Conde.
Mais PB