O programa Opera Paraíba realizou, da última sexta-feira (5) até esse domingo (7), 573 procedimentos cirúrgicos, contemplando pacientes das cidades de João Pessoa, Mamanguape, Campina Grande, Solânea, Picuí, Itabaiana, Belém, Monteiro, Sousa. Foram 65 cirurgias gerais, 10 bariátricas, 35 ginecológicas, sete ortopédicas, quatro vascular, 179 otorrino, 91 pterígio, e 182 cataratas.

A iniciativa foi criada pelo Governo da Paraíba com o objetivo de facilitar e agilizar o acesso da população aos procedimentos cirúrgicos e, assim, reduzir a lista de espera por cirurgias em todas as regiões da Paraíba.

O agricultor João Ascendino, de 62 anos, da cidade de Cacimba de Dentro, passou por uma artroplastia de quadril (cirurgia que substitui a articulação do quadril “doente” por uma prótese) no Hospital de Clínicas. Ele já estava sem trabalhar e sem andar há três anos. “Eu não podia fazer mais nada, não podia trabalhar mais, não conseguia andar de moto, montar num cavalo, aí a solução era a cirurgia. Eu já estou conseguindo mexer a perna, que eu não conseguia, e acredito que vou conseguir andar. Quando fizer a cirurgia do outro lado, é que vai ficar bom mesmo”, contou, animado.

Outra beneficiada  no fim de semana foi a aposentada Luci Soares, que fez cirurgia de catarata no último sábado (6), no Hospital Geral de Mamanguape. Ela disse que esse já é o segundo olho operado. “A catarata estava tomando conta da minha vista toda. Vai fazer cinco meses que eu fiz a cirurgia do olho direito, e já estou aqui novamente pra fazer o outro olho. Isso é um bênção muito grande, muito feliz em poder ver as coisas direito e fazer meus serviços em casa, sem precisar de ninguém”, relatou.

Para participar do programa, o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) deve procurar a secretaria municipal de saúde do seu município, ou fazer o cadastro pelo endereço operaparaiba.pb.gov.br, preenchendo o formulário, e anexando exames e laudos encaminhados pelo médico que confirmem a necessidade da intervenção cirúrgica.