Fechar menu

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    Eduardo Bolsonaro se manifesta sobre possível sanção de Trump a Moraes

    22 de maio de 2025

    Desinfecção de granja foco da gripe aviária no RS é concluída

    22 de maio de 2025

    Deputado dos EUA se diz alarmado com “censura generalizada” no Brasil

    22 de maio de 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    • Anunciar
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Agora PBAgora PB
    • Início
    • Últimas notícias
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos De Uso
    Agora PBAgora PB
    Lar»Brasil»Bolsonaro acompanhou depoimento de Batista Jr., que confirmou ameaça de prisão a ex-presidente
    Brasil

    Bolsonaro acompanhou depoimento de Batista Jr., que confirmou ameaça de prisão a ex-presidente

    adminPor admin21 de maio de 2025Nenhum comentário4 minutos de leitura15 Visualizações
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Tumblr E-mail
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail


    O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) acompanhou novamente depoimento concedido por testemunha ao Supremo Tribunal Federal (STF) no âmbito da ação penal contra ele que apura possíveis crimes cometidos pelo chamado núcleo 1 de denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR). Bolsonaro já tinha participado de oitivas realizadas na última segunda-feira (19/5) no mesmo processo, ambas por videoconferência. Ele pode participar como ouvinte por ter feito cadastro para isso.

    As audiências marcadas pelo relator o processo, ministro Alexandre de Moraes, ocorrem todas de forma virtual até o dia 2 de junho. Nesta quarta-feira (21/5), foi ouvido o ex-comandante da Aeronáutica Carlos de Almeida Baptista Junior. Durante o depoimento, Baptista confirmou que o ex-comandante do Exército general Freire Gomes ameaçou prender o ex-presidente caso ele insistisse em aplicar uma operação de Garantia da Lei e Ordem (GLO) e assinar uma “minuta do golpe” para tentar reverter sua derrota eleitoral.

    Freire Gomes havia negado a declaração quando foi ouvido no STF, mas Baptista voltou a dizer que a conversa aconteceu em reunião no Palácio do Planalto.

    Na primeira audiência das testemunhas de acusação no chamado núcleo 1 da trama golpista, Freire Gomes negou a afirmação do então chefe da Aeronáutica. “A mídia até reportou aí que eu teria dado voz de prisão ao presidente, não aconteceu isso de forma alguma. Acho que houve aí uma má interpretação, até quando nós conversamos em paralelo aí, os comandantes”, disse.

    Freire Gomes afirmou que, em reuniões, Bolsonaro levou a possibilidade de fazer um levantamento sobre uma possível GLO ou intervenção fora das previsões da Constituição. “O que eu alertei ao presidente, sim, foi que, se ele saísse dos aspectos jurídicos, né, além de ele não poder contar com nosso apoio, ele poderia ser enquadrado juridicamente.”

    Baptista, no entanto, nesta quarta, respondeu à pergunta do procurador-geral da República, Paulo Gonet, que Freire Gomes afirmou a Bolsonaro: “Se o sr. fizer isso, terei que te prender”.

    Gonet perguntou: “Há no seu depoimento uma declaração sobre uma ordem de prisão de Freire Gomes para prender Bolsonaro. O senhor confirma?”.

    Baptista respondeu: “Confirmo, sim. O sr. general Freire Gomes é uma pessoa polida, educada, não falou essa frase com agressividade, mas colocou exatamente isso: ‘Se o sr. fizer isso, terei que te prender’”.

    Sobre a reunião em que houve o recado da prisão, Baptista ainda confirmou que aconteceu “em novembro, possivelmente entre o dia 1 e 14 de novembro. No salão do Alvorada, ficávamos no sofá. Eu, Paulo Sérgio, Almirante Garnier. Não me lembro de civis na reunião”.

    Outros réus

    Os ex-ministros Walter Braga Netto, Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira também participam da audiência por videoconferência pela segunda vez. Entre eles, Braga Netto é o único preso. Ele acompanhou os depoimentos com seus advogados direto da Vila Militar, na zona oeste do Rio.

    Testemunha

    Baptista Júnior é testemunha de acusação convocada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) para depor em ação penal que analisa suposta trama golpista do chamado núcleo 1, grupo do qual o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) faz parte.

    Baptista Júnior prestaria depoimento nessa segunda-feira (19/5), com outros quatro convocados pela PGR; no entanto, ele solicitou a alteração da data, e o ministro Alexandre de Moraes, relator do processo, atendeu ao pedido, remarcando o depoimento para esta quarta. A oitiva ocorre por videoconferência.

    1 de 5

    Ex-presidente jair Bolsonaroao lado do comandante da Aeronáutica Carlos de Almeida Baptista Junior

    Igo Estrela/Metrópoles. @igoestrela

    2 de 5

    Ex-comandante da FAB disse que Freire Gomes ameaçou prender Bolsonaro

    Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

    3 de 5

    O brigadeiro do ar Carlos Baptista Júnior, ex-comandante da Aeronáutica

    Reprodução MREB-Brasil

    4 de 5

    Carlos de Almeida Baptista Junior

    Reprodução

    5 de 5

    Carlos de Almeida Baptista Júnior

    Reprodução Twitter

    Teor da reunião

    Durante a reunião da apresentação da “minuta do golpe”, o ex-comandante da Aeronáutica teria questionado o ministro da Defesa se a documentação previa a “não assunção do cargo pelo novo presidente eleito?”. Oliveira teria ficado em silêncio.

    Com a falta de respostas, Baptista Júnior entendeu que haveria uma ordem que impediria a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Dessa forma, ele se negou a sequer receber a minuta do golpe, reforçando que a Força Aérea do Brasil (FAB) “não admitiria tal hipótese [golpe de Estado]”.

    A recusa dos comandantes do Exército e da Aeronáutica em assinar a minuta do golpe, redigida, ajustada e “enxugada” por Bolsonaro, segundo a PF, marcou a frustração do plano.

    No entanto, o grupo de Bolsonaro continuou articulando ações para tentar reverter o resultado das eleições, como a disseminação de desinformação sobre as urnas eletrônicas, o que culminou nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.



    Source link

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
    admin
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    Desinfecção de granja foco da gripe aviária no RS é concluída

    22 de maio de 2025

    Freiras viralizam após dançar ao som de beatbox na TV. Vídeo

    22 de maio de 2025

    Reajuste de servidores aprovado na Câmara vai custar R$ 18 bi em 2025

    21 de maio de 2025

    Senado aprova PL que flexibiliza licenciamento ambiental

    21 de maio de 2025

    Licenciamento: Rui Costa amenizou derrota, e base vê “presente” a Lula

    21 de maio de 2025

    Ministério de Marina critica PL do licenciamento ambiental: “Afronta”

    21 de maio de 2025

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Top Posts

    PAA: agricultores familiares ofertam 248 mil toneladas de alimentos – Artigo de Exemplo

    21 de julho de 20234.603 Visualizações

    Entenda: plano de segurança do governo vai além do controle de armas – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 20234.560 Visualizações

    Governo estuda ampliar faixa de fronteira da Amazônia Legal – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 20234.286 Visualizações
    Não perca

    Eduardo Bolsonaro se manifesta sobre possível sanção de Trump a Moraes

    22 de maio de 2025

    O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) se manifestou nesta quarta-feira (21/5) sobre a possibilidade de o…

    Desinfecção de granja foco da gripe aviária no RS é concluída

    22 de maio de 2025

    Deputado dos EUA se diz alarmado com “censura generalizada” no Brasil

    22 de maio de 2025

    Freiras viralizam após dançar ao som de beatbox na TV. Vídeo

    22 de maio de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    PAA: agricultores familiares ofertam 248 mil toneladas de alimentos – Artigo de Exemplo

    21 de julho de 20234.603 Visualizações

    Entenda: plano de segurança do governo vai além do controle de armas – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 20234.560 Visualizações

    Governo estuda ampliar faixa de fronteira da Amazônia Legal – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 20234.286 Visualizações
    Nossas escolhas

    Eduardo Bolsonaro se manifesta sobre possível sanção de Trump a Moraes

    22 de maio de 2025

    Deputado dos EUA se diz alarmado com “censura generalizada” no Brasil

    22 de maio de 2025

    Falso entregador mata influencer a tiros na frente da mãe. Vídeo

    21 de maio de 2025

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube Drible
    • Anunciar
    Copyright © 2024. Todos os Direitos Reservados por agorapb.com.br

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.