As pesquisas de melhoramento genético em caprinos e ovinos realizadas na Estação Pendência, em Soledade, chamam a atenção pela contribuição para manter o alto padrão genético da caprinovinocultura da Paraíba e do Nordeste. Assim como estudantes buscam conhecer os trabalhos ali desenvolvidos, produtores também buscam informações para melhorar seus rebanhos.

Nesta semana, 40 criadores dos municípios de Cubati e Barra de Santa Rosa, no Curimataú paraibano, visitaram a Estação Experimental Pendência da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), para troca de experiências com os técnicos e pesquisadores.

O grupo foi recebido pelo gerente da Estação, Leonardo Medeiros. Eles percorreram as instalações, conheceram a metodologia de pesquisa e os benefícios que trazem para a caprinocultura e a ovinocultura. A Empaer trabalha para a multiplicação de reprodutores a fim de fornecer animais com alta genética para a Paraíba e para o Brasil, de um modo geral.

Os produtores também conheceram a tecnologia de produção de Blocos Multinutricionais que, em período de prolongadas estiagens, possibilitam suprir o rebanho com elementos minerais que, junto com a pastagem mais seca, mantêm o rebanho em boas condições nutricionais durante a estiagem. Na estação também é realizado o trabalho com palma forrageira, onde existe um BAG (Banco Ativo de Germoplasma) de variedades resistentes à Cochonilha do Carmim.

O gerente da Estação, Leonardo Medeiros, informou que o grupo ainda conheceu o Programa de Transferência de Embriões trazidos de animais de alta linhagem, importados da África do Sul. Esses reprodutores nascidos da transferência de embriões serão utilizados prioritariamente nos trabalhos de pesquisa e como reprodutores para melhorar, cada vez mais, a genética caprina e ovina da paraíba. Os animais excedentes serão colocados à disposição dos criadores, através dos leilões realizados em média duas vezes por ano.

Também conheceram o programa de cortes especiais da carne caprina e ovina, desenvolvido para atender ao mercado consumidor. As estações de pesquisa da Empaer estão sempre de portas abertas para todos que queiram conhecer seu trabalho, bastando agendar a visita através dos contatos no site: www.empaer.pb.gov.br