Uma nova onda de calor deve elevar as temperaturas no Brasil, com máximas acima dos 40°C e sensação térmica podendo superar os 50°C em diversas regiões, principalmente no Sul e Sudeste, de acordo com o site de meteorologia MetSul.
Esta terça-feira (11) pode ser o dia mais quente desta onda, com cidades do Rio Grande do Sul registrando temperaturas entre 40°C e 43°C. No Paraná e em Santa Catarina, o calor também será intenso. No Sul, a onda de calor deve perder força na quarta-feira (12), quando uma frente fria começa a avançar.
Em algumas localidades, a sensação térmica pode ultrapassar os 50°C. O MetSul destaca que suas medições são feitas em áreas verdes, distantes dos centros urbanos, onde o calor tende a ser ainda mais extremo. Assim, mesmo que a previsão aponte máximas de 43°C, a percepção térmica pode ser ainda mais alta e perigosa.
No Sudeste, o calor aumenta a partir de quarta-feira (12). Em São Paulo, as temperaturas devem oscilar entre 33°C e 35°C na terça-feira e podem atingir entre 34°C e 35°C na quinta-feira. No Rio de Janeiro, a previsão indica máximas próximas ou até superiores a 40°C nos próximos dias.
Chuvas
Com o aumento das temperaturas, há previsão de temporais. O MetSul explica que o calor excessivo favorece a chamada “convecção profunda”, em que o ar quente sobe e dá lugar ao ar frio de altitudes mais elevadas, intensificando a formação de nuvens carregadas.
As chuvas podem ser fortes e acompanhadas de ventania e granizo, mas devem durar pouco tempo. Os temporais mais intensos são esperados no Sudeste, especialmente em Minas Gerais e São Paulo, além de áreas do Sul do país.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line