Carga pesada na estrada. A carreta gigante transportando um transformador de energia eólica, começa a percorrer as estradas da Paraíba nesta segunda-feira (05).
Após parar por defeito hidráulico em Paulista, na última sexta (02/05), e passar todo o final semana estacionado em uma das faixas da BR 101 Norte, em Abreu e Lima, por conta da eleição municipal suplementar em Goiana, o comboio que transporta um transformador de energia de grandes dimensões de Pernambuco até a Paraíba retomou viagem nas primeiras horas desta segunda..
O trajeto desta segunda vai do Km 48 da BR 101, em Abreu e Lima, até o posto da PRF de Igarassu, localizado no Km 29 da BR 101. Na terça-feira (6), o transporte do equipamento começa às 8h da manhã do Km 29 da BR 101, em Igarassu, e chega no final da tarde na divisa com a Paraíba.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a faixa exclusiva de ônibus entre as cidades de Abreu e Lima e Igarassu continuará livre para os veículos de passeio, durante a passagem da escolta pelas cidades. Ainda de acordo com a PRF, a via de ônibus tem duplo sentido de circulação, mão e contramão, sendo proibido realizar ultrapassagens em todo o trecho.
O equipamento é idêntico ao primeiro transportado em março, com 250 toneladas, 11,2 metros de comprimento, 4,2 metros de largura e 4,5 metros de altura.
O comboio com destino ao parque eólico da CTG Brasil, em Nova Palmeira, na Paraíba, anda a uma velocidade média de 7 km/h.
Durante o percurso, a PRF irá criar pontos de controle e direcionar o fluxo de veículos de passeio para vias locais. A medida é necessária, pois o tamanho da carga e o peso exigem que os veículos da escolta transitem no meio das faixas de rolamento e em uma velocidade média bastante reduzida.
A estrutura do comboio tem três caminhões e dois semirreboques, totalizando 113,7 metros de comprimento e 600 toneladas. O transporte da peça interdita o sentido Norte da BR-101, o tráfego no sentido Sul continua livre. A PRF organiza os bloqueios e orienta os motoristas.
O primeiro transformador de energia eólica de 250 toneladas levou 19 dias para chegar ao seu destino final, o Parque Eólico Serra da Palmeira, localizado no Seridó paraibano.
O complexo eólico será composto por 108 aerogeradores, distribuídos entre diversas cidades da Paraíba: 36 em Picuí, 33 em Nova Palmeira, 25 em Pedra Lavrada, 10 em São Vicente do Seridó e quatro em Baraúna. Com uma potência instalada de 648 MW, o parque será capaz de abastecer até 1,7 milhão de pessoas.
Severino Lopes
PB Agora