Há uma série de configurações em celulares Xiaomi que podem ser desativadas para melhorar o desempenho e a autonomia energética do celular. Apesar de serem úteis e atrativos, recursos como animações da interface e Always On Display podem acelerar o consumo da bateria do smartphone e também afetar sua performance. Além disso, existem aplicativos não essenciais que iniciam automaticamente, junto com o sistema, e consomem memória RAM do aparelho. A seguir, uma lista com cinco configurações e recursos que você deveria desativar no seu celular Xiaomi.
1. Animações da interface
As animações de interface têm como objetivo tornar o uso do celular mais fluido e visualmente mais agradável, com transições e efeitos dinâmicos. Entretanto, essas animações exigem bastante do processamento gráfico do smartphone, o que pode consumir mais bateria e causar lentidão em aparelhos menos potentes.
Logo, se o seu celular Xiaomi está travando com frequência, pode ser interessante desativar os efeitos. Para isso, vá até o menu de “Configurações” e busque por “Configurações adicionais”. Em seguida, toque nas opções “Acessibilidade”, “Visual” e “Remover animações”.
2. Notificações de apps desnecessários
Além de serem incômodas, as notificações de aplicativos que você usa com pouca frequência também podem prejudicar o consumo de bateria do celular Xiaomi. Isso porque, cada vez que um alerta chega, a tela do celular acende, e o display é um dos componentes que mais consome energia.
Para prolongar a autonomia da bateria do seu celular, vá até “Configurações” e depois em “Notificações e barra de status”. Na nova tela, toque em “Notificações de apps”. Lá, selecione os aplicativos cujas notificações você deseja desabilitar e desative todos os alertas — ou apenas os menos fundamentais.
3. Inicialização automática de apps não essenciais
Por padrão, o sistema operacional permite que certos aplicativos sejam executados assim que o celular é ligado. Embora o recurso seja útil para corrigir bugs de apps que precisam funcionar constantemente, como alarmes ou gerenciadores de tarefas, ele pode prejudicar o desempenho do smartphone quando ativado para aplicativos secundários, como jogos ou redes sociais. O resultado é um consumo maior de memória RAM e uma inicialização mais lenta do software.
Para otimizar o desempenho do celular Xiaomi que está travando muito, acesse o menu “Configurações”, busque a opção “Apps” e depois toque em “Permissões”. Em seguida, selecione “Início automático em segundo plano” e desmarque os aplicativos que você não quer que sejam abertos assim que o celular é iniciado.
4. Aplicativos em segundo plano
Aplicativos rodando em segundo plano aceleram o consumo de bateria e de memória RAM do celular, o que torna o smartphone mais lento — especialmente quando há muitos apps abertos ao mesmo tempo. Além disso, a execução em segundo plano também pode aumentar o consumo de dados móveis quando os apps realizam sincronizações automáticas ou atualizações constantes.
Para impedir certos aplicativos de rodar em segundo plano, acesse o menu de “Configurações”, vá em “Apps” e selecione “Gerenciar apps”. Então, toque sobre o aplicativo desejado e depois sobre o cursor azul ao lado da opção “Pausar atividade do app quando sem uso”.
5. Always On Display
A função “Always On Display” mantém informações básicas, como horário e notificações, visíveis na tela mesmo quando o celular está bloqueado. Apesar de útil, o recurso consome bastante energia do smartphone. Por isso, se você quer economizar bateria, é interessante diminuir ao máximo o tempo pelo qual a tela do celular permanece ativa, ou configurar o Always On Display para ser usado apenas em momentos específicos.
O procedimento é simples. Acesse o menu “Configurações”, vá em “Tela de bloqueio” e depois toque em “Suspender”. Nesta seção, você poderá determinar um tempo reduzido para que a tela bloqueie de forma automática.