No Bairro das Indústrias, o prefeito Cícero Lucena entregou, nesta segunda-feira (18), a Unidade de Saúde da Família (USF) Verde e Vida – o 72º equipamento de saúde requalificado pela Prefeitura de João Pessoa na atual gestão, com estrutura nova, ambientes climatizados, acessibilidade e tecnologia nos serviços. Na ocasião, o gestor também autorizou a reforma da USF Ipiranga, Cruz das Armas, José Américo e ainda detalhou que a partir de janeiro 36 unidades passarão a fazer a coleta de exames laboratoriais, de sangue e urina.

Esses exames, segundo o prefeito, serão feitos em sete unidades por cada Distrito, para que fique mais próximo da população. O serviço contará com atendimento de profissional em moto para entregar e receber o recipiente, com os usuários podendo ter acesso ao resultado no celular e as informações enviadas, também, para o prontuário eletrônico da Unidade de Saúde da Família que a pessoa estiver cadastrada. O gestor também comemorou mais uma USF disponibilizada à população em um novo padrão de qualidade e disse que essa semana também vai entregar mais uma e autorizar obras em outras três, com o objetivo de requalificar toda rede de saúde básica.

“Depois da eleição, nós já demos mais de 100 ordens de serviço de novas ruas, já entregamos três unidades de saúde, estamos disponibilizando essa reestruturada, vamos entregar mais uma nova e demos outras três ordens hoje. O povo de João Pessoa passa a ter a saúde que necessita e que merece, esse é o nosso esforço que está a passos largos e, graças a Deus, essa vontade de cuidar da cidade tem nos dado cada vez mais força, mais energia para que a gente possa cumprir o compromisso de fazer João Pessoa mais justa, mais humana e mais solidária”, afirmou o prefeito, que também esteve acompanhado do vice Leo Bezerra.

Avanço – Esse conjunto de medidas, segundo Cícero, faz parte de um novo momento da saúde da Capital, que avança na direção de ter todas as suas USFs requalificadas. Outras sete, de um total de 10 novas, já estão prontas para serem inauguradas, o que vai acabar com zonas descobertas. Já o secretário municipal de Saúde, Luis Ferreira, informou que a gestão municipal passou de pouco mais de R$ 1 milhão por ano em investimento em requalificação e melhorias nas USFs para R$ 17 milhões. “O prefeito teve a coragem de investir fortemente em reforma, porque existia uma tendência de deixar reformas de forma preterida, ou seja, não dar valorização à reforma e construir coisas novas”, afirmou.

USF Verde Vida – De acordo com a diretora de Atenção à Saúde, Juliana Montenegro, a unidade conta com quatro equipes de saúde da família, com médico, dentista, enfermagem, técnicos, agentes de saúde, que terão melhores condições de trabalho para atender cerca de 16 mil pessoas, que serão recebidas em ambientes mais confortáveis. O usuário vai ter mais comodidade e acessibilidade para sentir-se melhor acolhido. Porque o acolhimento é o primeiro passo que buscamos para todas essas unidades recém-reformadas. Isso vai impactar diretamente na saúde do indivíduo”, afirmou.

Serviço humanizado – A dona de casa Ana Rosa dos Santos elogiou as novas instalações da USF Verde Vida, classificando o atendimento como “respeitoso com o cidadão”. Ela também agradeceu o olhar para a qualidade dos serviços. “A gente chega e é bem atendida. Os profissionais se preocupam com nosso conforto, têm qualidade no atendimento. Ou seja, não foi só o prédio que melhorou, que está realmente maravilhoso. O atendimento está realmente humanizado”, declarou a usuária.