O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) Campus Monteiro, deu início a um levantamento de informações essencial para a criação de um curso de Licenciatura em Música. A iniciativa visa captar as demandas da comunidade acadêmica, músicos locais e demais interessados em uma formação musical de nível superior, que será estruturada para oferecer uma sólida base teórica e prática.

O questionário, que leva menos de cinco minutos para ser preenchido, está disponível online, possibilitando que alunos, professores e músicos da região compartilhem suas expectativas e contribuam diretamente para o desenvolvimento do curso. O levantamento pretende coletar informações sobre as preferências quanto à grade curricular, as necessidades específicas dos futuros alunos, além de identificar oportunidades para parcerias com grupos culturais locais e iniciativas musicais já existentes na região do Cariri paraibano.

“Queremos construir um curso que reflita não só a tradição musical da Paraíba, mas que também dialogue com as demandas contemporâneas do ensino de música,” comentou o coordenador do projeto no Campus Monteiro, John Fidja Ferreira Gomes . A consulta pública é um dos primeiros passos para assegurar que o curso seja alinhado com as expectativas e necessidades da comunidade, fortalecendo a oferta educacional e promovendo a valorização cultural.

O IFPB reforça a importância da participação de todos os interessados, ressaltando que suas respostas serão fundamentais para definir o perfil do curso e o tipo de formação que ele proporcionará. A criação do curso de Licenciatura em Música é uma ação que visa impactar a educação e a cultura local, abrindo portas para músicos e educadores desenvolverem suas carreiras e contribuírem com a formação de novos talentos.

O link para o preenchimento do questionário está acessível no site do IFPB, e a participação é rápida, levando menos de cinco minutos. Esta é uma oportunidade única para todos os interessados em influenciar a criação de um curso voltado ao fortalecimento da música na região.
Para acessar o questionário e contribuir com sugestões, clique aqui.