O programa Opera Paraíba – implantado pelo Governo do Estado para agilizar o acesso da população aos procedimentos eletivos – está realizando neste fim de semana no Hospital Distrital de Taperoá, unidade integrante da rede estadual de saúde, cerca de 50 cirurgias de otorrino, para correção de problemas de amígdalas e adenoide. É a primeira vez que o programa realiza procedimentos da especialidade no hospital.

O diretor-geral da unidade, Levi Firmino, comemorou a chegada dos procedimentos na cidade. “É um grande avanço para nossa unidade e para a população da região como um todo. Com o Opera Paraíba temos conquistado qualidade de saúde sem precisar percorrer grandes distâncias. Agora celebramos o início de mais uma especialidade,” disse.

Bruna Célia, mãe de Maria Isabella, de 10 anos, residente em Taperoá, estava animada com a cirurgia da filha. “Ela vinha sofrendo muito, ficava internada aqui direto. Da última vez passou sete dias, mas agora vai ficar bem, igual o irmão dela, que fez esse mesma cirurgia há um ano no Hospital de Clínicas, lá em Campina Grande,” comentou.

As cirurgias de otorrino no Hospital Distrital de Taperoá vão passar a ser executadas mensalmente, contemplando a população de 20 cidades para qual a unidade é referência.

Só este ano, o Opera Paraíba já contemplou mais de 31 mil paraibanos com cirurgias eletivas nas três Macrorregiões de Saúde. Para participar do programa, o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) deve procurar a secretaria municipal de saúdedo seu município, ou fazer o cadastro pelo site operaparaiba.pb.gov.br, preencher o formulário, anexando exames e laudo ou encaminhamento médico que confirme a necessidade de uma cirurgia.