Um dos maiores eventos do estado da Paraíba acontece de 26 a 28 de junho, e envolve ações para o fortalecimento da caprinovinocultura

O município de Gurjão é conhecido como a terra do Bode na Rua. Essa festa, que acontece na cidade desde 1999, nasceu para evidenciar a importância da caprinoculturana região e, além disso, representa a celebração da cultura do Cariri paraibano, no que se refere à gastronomia, a dança, manifestações artísticas e muito forró.

A festividade começou a ser reconhecida nacionalmente, a partir do ano de 2004, tornando-se um festejo de destaque na região do Cariri, o que lhe rendeu o apelido de “o bode mais charmoso do cariri”. Em 2024 o Bode na Rua terá o apoio do ‘Projeto Bom é na Feira’ e acontecerá entre os dias 26 e 28 de julho.

Palestras, torneios leiteiros com premiação recorde de R$60 mil reais, e shows musicais serão alguns dos atrativos do evento. Outro ponto que merece destaque dentro da programação da Festa do Bode na Rua é a gastronomia, em que, na maioria dos pratos, o ingrediente principal é a carne de caprino e ovino. Os mais consumidos são: tradicional buchada, linguiça de carne de sol e de bode.

No ‘Espaço Bom é na Feira’ os visitantes poderão acompanhar gratuitamente a palestra ‘Programas do Governo Federal para Créditos e Financiamentos’, ministrada pelo gerente da Caixa Econômica Federal, Neto Arruda, na sexta-feira (26), às 10 horas.

Também haverá, durante os três dias de evento, exposição e amostra de animais (caprinos e ovinos) e do artesanato das cidades próximas da região, além de shows em praça pública. A programação musical terá as bandas: Brasas do Forró, Banda Encantus, os cantores Thiago Freitas, Rey Vaqueiro e Gegê Bismarck.

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, falou da importância da realização da Festa do Bode na Rua para a economia do município de Gurjão. “A festa é muito importante, levando em consideração a região do Cariri e de todos os municípios vizinhos, porque estimula cada vez mais o produtor a buscar a qualidade e a genética dos animais nos seus produtos e a Paraíba tem um potencial de produção muito grande sendo desenvolvido”, disse.

Sobre a economia do município

A economia do município de Gurjão sobrevive de agricultura familiar, mas a agropecuária é seu ponto forte. A principal atividade do artesanato é a tapeçaria. Desde 2007, existe uma associação de artesãos voltada para essa obra de arte e que beneficia diretamente mais de vinte famílias gurjaenses.

Informações gerais

Localizado a 213 km de João Pessoa e 86 km de Campina Grande, Gurjão possui uma área territorial de 344.502 km² e uma população de 3.453 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O município limita-se ao norte, dos municípios de Juazeirinho e Soledade; ao sul, de São João do Cariri, ao leste, do município de Boa Vista e ao oeste, de Santo André. Sua emancipação política ocorreu no dia 2 de janeiro de 1962.

Confira toda a programação e tudo o que vai acontecer na Festa do Bode na Rua no Instagram: @bomenafeira. O Bom é na Feira, um projeto apoiado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária e pelo Governo do Estado da Paraíba, juntamente com parceiros como a SECTIES, Parqtec, CS Projetos e SEDAP.