Nesse domingo (21.07), Elon Musk usou seu perfil no X, antigo Twitter, para publicar um vídeo feito com inteligência artificial (IA). O clipe de quase um minuto e meio traz alguns dos nomes mais importantes da geopolítica mundial em um desfile de moda fictício.
O diretor executivo da Tesla e SpaceX legendou o post com um comentário engenhoso: “É hora de um desfile de moda de IA”.
No vídeo, quem abre a passarela é ninguém menos que Papa Francisco, a bordo de uma extravagante bata branca, no estilo puffer. Os seguintes pesos pesados são Vladimir Putin, Joe Biden, Donald Trump, Kim Jong Un, Justin Trudeau, Xi Jinping, Obama e outros, cada um deles desfilando produções únicas e irônicas. Enquanto o presidente russo leva a bandeira do arco-íris, por exemplo, Joe Biden surge em uma cadeira de rodas e Trump com macacão laranja de presidiário.
O clipe também apresenta os magnatas da tecnologia. Entre eles, o próprio Musk, Mark Zuckerberg, Jeff Bezos e Tim Cook.
Bill Gates, no entanto, foi exibido segurando uma placa que dizia “Pista do Poder”. Mais tarde ela é alterada para “Tela Azul da Morte”. Esta cena em particular criou um grande rebuliço na internet, pois Musk teria zombado diretamente da paralisação global da Microsoft que ocorreu na última sexta-feira (19.07).
A paralisação teve um grande impacto em todo o mundo, pois vários dispositivos Windows entraram em um ciclo espiral de reinicialização. O “bug” impactou até mesmo serviços de companhias aéreas, bancos, setores de TI e outros.
Veja o vídeo do “desfile” abaixo:
Por Vogue