Skip to main content

Militares israelenses entram em confronto com colonos judeus na Cisjordânia

Polícia israelense entra em confronto com colonos judeus na CisjordâniaReuters A polícia israelense entrou em confronto com colonos judeus na Cisjordânia ocupada enquanto desmantelavam um posto avançado de um assentamento ilegal na manhã de qu

Por chicolobo

03/07/2024 07h30 Atualizado recentemente

Polícia israelense entra em confronto com colonos judeus na CisjordâniaReuters

A polícia israelense entrou em confronto com colonos judeus na Cisjordânia ocupada enquanto desmantelavam um posto avançado de um assentamento ilegal na manhã de quarta-feira (3), de acordo com o vídeo da operação policial obtido pela Reuters.

O vídeo mostrou escavadeiras da polícia destruindo estruturas improvisadas no posto avançado. Os colonos sentaram-se em uma pequena estrada para bloquear o acesso da polícia, mas os policiais os tiraram do caminho, mostrou o vídeo.

Não houve comentários imediatos das autoridades israelenses sobre a operação, que ocorreu em um local chamado Oz Zion.

Israel está sob pressão internacional para travar a expansão dos assentamentos na Cisjordânia, que os palestinianos querem como o núcleo de um futuro Estado independente ao lado de Gaza.


Confira também: .

O posto avançado, numa área rural, é ilegal segundo a lei israelense e internacional. No passado, a polícia tomou medidas contra algumas atividades ilegais de assentamentos na Cisjordânia, mas grupos palestinos dizem que em muitos casos a polícia não aplica a lei, especialmente desde o início da guerra em Gaza.

Na semana passada, o ministro das Finanças de Israel, de linha dura, disse que o governo iria promover assentamentos na Cisjordânia e medidas punitivas contra a Autoridade Palestina em resposta às ações contra Israel na comunidade internacional.

O Ministro das Finanças, Bezalel Smotrich, que lidera um partido pró-colonos, disse num comunicado que o governo apoiava a sua proposta. Mas o gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu não fez comentários.

 

CNN BRASIL

Comentários (0)

Faça seu Login para participar da conversa
Entrar