O atual governo de Trump é uma avalanche revolucionária para o mundo. Seus primeiros 100 dias trouxeram pontos positivos e negativos:
1) Economia: as decisões econômicas de Trump são um desastre! Com o ideal de reindustrializar a América, Trump está estreitando o mundo com tarifas que trazem instabilidade, inflação e fortalecimento da China. Pagar mais caro pela mesma coisa não fará a América grande.
2) Combate à ideologia de gênero: Trump tem acertado ao bater de frente ao progressismo Woke que defende as pautas de gênero. Sua medida de proibição de atletas trans em esportes femininos foi um grande acerto!
3) Política externa: apesar de ter acertado no combate aos Houthis no Iêmen, em relação à Ucrânia, a política externa de Trump é um desastre. Sua dubiedade diante do ditador Putin e seu imperialismo contra Panamá, Canadá, Groenlândia, etc, são moral e politicamente muito ruins!
4) Desrespeito a decisões judiciais: Trump acerta quando critica juízes ativistas, mas erra ao desobedecer decisões judiciais. A juristocracia é um problema sério nas democracias, mas não justifica desrespeitar decisões judiciais erodindo os fundamentos do Estado de Direito. Ativismo judicial precisa ser combatido com aprovação de leis e críticas políticas.
5) Relação com as universidades: Trump acerta com suas críticas às universidades lenientes com antissemitismo e capturadas por wokismo, mas erra ao não respeitar a soberania da esfera universitária, ameaçando a autonomia de ensino e pesquisa.
Em geral, o governo Trump é disruptivo. Ele prometeu isso. A questão é: a tentativa trumpista deixará a América grande de novo? Ou deixará a China e o progressismo ainda mais fortes?