Foliões fizeram um protesto em frente ao prédio onde mora o general reformado do Exército José Antônio Nogueira Belham, acusado de ser um dos torturadores do ex-deputado Rubens Paiva, nesta terça (4), no Flamengo, na Zona Sul do Rio. A ação ocorreu durante cortejo do bloco Orquestra Voadora.
Eles gritaram “sem anistia” em frente ao prédio onde o militar mora atualmente. O general reformado foi comandante do DOI-Codi do 1º Exército e apontado como um dos responsáveis pela morte do ex-deputado nas dependências do departamento, em 1971, pela Comissão Nacional da Verdade.
Belham é um dos denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF) pela morte de Rubens Paiva, mas o processo está arquivado com base na Lei da Anistia. Ele é acusado de homicídio e ocultação de cadáver, mas nunca foi julgado.
No último dia 24, militantes do coletivo Levante da Juventude fizeram um protesto em frente à casa do general. Na ocasião, eles levantaram cartazes com fotos de Rubens Paiva e outros desaparecidos no regime militar, além de pintar a frase “Ainda Estamos Aqui”, uma referência ao filme “Ainda Estou Aqui”, nas ruas.
Hoje, na zona sul do Rio de Janeiro, um cortejo de carnaval parou em frente à residência de José Antônio Belham, um dos responsáveis pelo assassinato de Rubens Paiva, que vive tranquilamente no bairro do Flamengo e recebe do Estado brasileiro um salário de mais de 30 mil reais.… pic.twitter.com/ykeSS9Iefs
— Jandira Feghali 🇧🇷🚩 (@jandira_feghali) March 4, 2025
Paiva foi preso por militares em janeiro de 1971, torturado e morto. Seu corpo foi enterrado na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, e o reconhecimento oficial do óbito só ocorreu décadas depois, com os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade.
Além de Belham, os militares Rubens Paim Sampaio, Raymundo Ronaldo Campos, Jurandyr Ochsendorf e Jacy Ochsendorf são acusados de envolvimento na morte de Paiva, mas três deles já morreram.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line