A Prefeitura de Monteiro, através da Secretaria de Cultura e Turismo Realizou no último final de semana no Parque Turístico Simorion Matos, no desemboque do canal da transposição do São Francisco o “Sábado encantado”, com a apresentação do espetáculo “Por Trás do Riso”.
O evento foi direcionado a crianças e adolescentes de todo município que puderam participar de brincadeiras, onde houve a distribuição de pipoca, algodão doce e outras guloseimas para toda criançada.

“Por Trás do Riso” tem o objetivo de levar espetáculo como uma forma de reflexão e conscientizar o público, através do teatro e do lúdico para combater o bullying, é importante desenvolver a cultura de paz nas escolas, e outros ambientes onde esta sendo praticado, e não abordar a situação apenas de forma punitiva.
Interpretado pelo o ator Geovane Xavier com um dos seus personagens de criação o Palhaço Chaveirinho , e texto de autoria de Laudivan Freitas.
“Por Trás do Riso” é um espetáculo para o público em geral, que fala a história de Florêncio contado por o Palhaço Chaveirinho, e tráz um tema atual que desde dos tempos antigos até hoje ainda fere a dignidade pessoal, o Bullying! E a historia fala como Florêncio fez para esconder seu trauma de infância, então ele criou o personagem o Palhaço chaveirinho onde através dos riso ele esconde sua face triste, como o palhaço é um personagem cômico que leva alegria causando risos nas pessoas de forma divertida e sadia com brincadeiras, mas infelizmente alguns usa humor negro com as pessoas, quando você usa o outro para ser sua piada se satisfazendo seu desejo de sorrir e querendo ser o protagonista da turma através da dor outro lhe causando danos psicológicos e físico.

O Secretário de Cultura e Turismo de Monteiro, Nanido Cavalcante, disse que “Com o uso desse espaço turístico, nós conseguimos abrir um novo espaço de vivência e convivência da comunidade com as mais variadas expressões artísticas, sendo possível o acolhimento de apresentações para as mais variadas idades da comunidade, como música ao vivo, teatro infantil e espetáculos circenses”. Concluiu.
