A Secretaria de Cultura e Turismo de Monteiro realiza nesta segunda-feira (20), a partir das 20 horas, no Beco da Poesia, um grande evento que reunirá poetas populares iniciantes e consagrados, declamadores, repentistas e contadores de causos, para celebrar o Dia do Poeta, comemorado nacionalmente no dia 20 de outubro.
A data foi escolhida por uma razão bastante especial para os poetas brasileiros. No dia 20 de outubro de 1976, em São Paulo, surgia o Movimento Poético Nacional, na casa do jornalista, romancista, advogado e pintor brasileiro Paulo Menotti Del Picchia.
Nanido Cavalcante, Secretário de Cultura, disse que será um momento de reunir os amigos poetas e os amantes da poesia e da cultura popular, para celebrar uma data tão importante que, em Monteiro, tem como referência um dos maiores nomes da cantoria de viola: O Poeta e Repentista Pinto de Monteiro, que um dia descreveu a vocação como “Poeta é aquele que tira de onde não tem, e bota onde não cabe”.
Outro verso eternizado através de Santanna o Cantador, de autoria do poeta Zé Cardoso, também poderia definir o dom que os poetas carregam em si.
Aprendi a cantar sem professor
Com a graça de Deus eu sou completo.
Você vem me chamar de analfabeto
Exibindo o diploma de doutor,
No congresso que eu for competidor
Vou ganhar de você de dez a zero
Seu doutor eu vou ser muito sincero
Se eu deixar de cantar não sou feliz,
Ser poeta eu sou porque Deus quis
Ser doutor não sou porque não quero…