No questionamento do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, nessa quarta-feira (21/5), sobre um suposto genocídio branco no país do hemisfério-sul, o republicano utilizou uma fotografia da República Democrática do Congo. .
O encontro entre os dois líderes, na Casa Branca, começou de maneira amistosa. No entanto, durante a reunião no Salão Oval, Trump questionou Ramaphosa sobre a violência que estaria sendo praticada contra pessoas brancas no país. Ele negou.
Depois disto, a equipe de Trump apagou as luzes e começou a exibir imagens de um suposto genocídio de fazendeiros brancos na África do Sul. “Estes são todos agricultores brancos que estão sendo enterrados”, disse Trump ao exibir a imagem impressa em uma folha de papel.
Uma imagem impressa mostrada pelo presidente dos EUA, com pessoas carregando sacos para cadáveres para constranger Ramaphosa, no entanto, foi feita na República Democrática do Congo. As informações são da ABC News
Além disso, o vídeo de um protesto atribuído ao suposto “genocídio de brancos”, na verdade, é de um protesto ocorrido em 5 de setembro de 2020, perto de Normandien, na África do Sul. A mobilização foi convocada devido ao suposto assassinato de dois agricultores na própria casa, na região dias antes, de acordo com informações do veículo local Newcastle Advertiser.