O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, utilizou sua rede social Truth Social nesta quinta-feira (8) para felicitar o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost pela sua eleição como novo líder da Igreja Católica. Prevost, agora Papa Leão XIV, é o primeiro pontífice nascido nos Estados Unidos na história da Igreja.
“Parabéns ao Cardeal Robert Francis Prevost, que acaba de ser nomeado Papa. É uma grande honra saber que ele é o primeiro Papa americano. Que emoção e que grande honra para o nosso país”, escreveu Trump. Em outro trecho, o ex-presidente afirmou que espera com entusiasmo um futuro encontro com o novo pontífice: “Será um momento muito significativo!”
A eleição de Leão XIV foi confirmada pelo Vaticano no início da tarde desta quinta-feira, após a tradicional fumaça branca sair da chaminé da Capela Sistina por volta das 13h07 (horário de Brasília), sinalizando que os cardeais reunidos em conclave haviam alcançado um consenso. Prevost recebeu, ao menos, dois terços dos votos dos 133 cardeais eleitores, tornando-se o sucessor do papa Francisco.
Aos 69 anos, Robert Francis Prevost traz consigo uma trajetória que combina raízes norte-americanas com forte ligação à América Latina. Natural de Chicago e cidadão peruano desde 2015, ele ganhou o apelido de “pastor de duas pátrias” por sua longa atuação missionária no Peru nas décadas de 1980 e 1990. Sua fluência em espanhol e experiência com as comunidades locais o tornaram um importante interlocutor da Igreja nas Américas.
A eleição de Prevost representa um marco para a Igreja Católica, que passa a ser liderada por um papa oriundo de um país de maioria protestante — e um dos centros do catolicismo contemporâneo menos tradicionais em relação à sucessão papal. O novo pontífice deve dar continuidade às reformas iniciadas por seu antecessor, mantendo um perfil moderado e próximo às realidades sociais das comunidades católicas do hemisfério ocidental.
Fonte83