Aliado fiel do ex-presidente Jair Bolsonaro, o deputado federal Cabo Gilberto Silva (PL-PB) voltou a criticar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em entrevista ao blog Poder em Debate, o parlamentar atribuiu à gestão petista a crise enfrentada pelos prefeitos e afirmou que foi vaiado durante a Marcha dos Prefeitos, realizada em Brasília.
“O orçamento está paralisado. Ainda tem emendas de 2023 que não foram pagas. O orçamento passou seis meses travado, prejudicando diretamente todos os prefeitos — as contas não fecham”, afirmou o deputado.
Cabo Gilberto, que integra a base bolsonarista no Congresso, aproveitou para projetar um revés do atual governo nas próximas eleições.
“Tenho certeza de que no ano que vem, a população dará a resposta, porque cobra das autoridades, e o governo Lula está deixando muito a desejar nas questões básicas”, disse.
As críticas do parlamentar, no entanto, também refletem a disputa política entre bolsonaristas e lulistas, que se intensifica com a proximidade das eleições municipais. Há quem veja nas declarações do deputado uma espécie de “torcida do quanto pior, melhor”, estratégia recorrente da oposição para desgastar o governo federal e fortalecer a direita nas urnas.
Apesar da fala contundente, o Partido dos Trabalhadores tem afirmado que as dificuldades orçamentárias foram herdadas do governo anterior e que o atual governo trabalha para recuperar a estabilidade fiscal e ampliar os investimentos nos municípios.
Redação