A Prefeitura de Monteiro, através da Secretaria de Cultura e Turismo, realiza nesta quinta-feira (22), mais uma grande homenagem, em comemoração ao centenário do Poeta monteirense Jansen Filho, com a apresentação do espetáculo “A Poetisa e o Pifeiro”, no teatro municipal que leva o nome do poeta.
O projeto tem a direção geral da Poetisa Ismênia Thereza, que juntamente com o músico e poeta Laudivam Freitas e uma equipe de músicos e técnicos, abordarão de forma poética a vida e a obra do poeta Jansen Filho.
Com um repertório que intercala música regional, performance teatral e poesias de Jansen, o duo objetiva homenagear um dos maiores poetas da nossa região.
O escritor Jansen Filho foi uma das figuras de destaque da cultura paraibana moderna, seus trabalhos e obras integram o acervo cultural regional de forma expressiva. Iniciou os estudos na cidade de Monteiro no grupo escolar Miguel Santa Cruz e concluiu o secundário na cidade de Taubaté em São Paulo.
Algumas de suas obras de grande reconhecimento são: Auroras e crepúsculos, 1948; A coruja do meu bairro, 1949; Céus da minha aldeia; Canções de Marizete, 1951, Negros que os meus olhos não viram, 1953; Procissão de sombras, 1956; Poesias escolhidas, 1957; Folhas que o tempo levou, 1959, dentre outras obras do escritor.
O Poeta faleceu em 1994 na cidade de São Paulo deixando um legado cultural significativo, com obras de grande valor e memoráveis contribuições literárias, reconhecidas em âmbito nacional.