O Sada Cruzeiro conquistou, neste domingo (4), mais um título da Superliga Masculina de Vôlei. A equipe venceu o Vôlei Renata/Campinas por 3 sets a 1, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, na final do torneio. As parciais foram de 18/25, 25/23, 25/23 e 25/21.
Foi a nona conquista de Superliga da história do Cruzeiro. A equipe voltou ao topo depois de não levantar o troféu na temporada passada.
A partida teve dois sets iniciais marcados por domínio de um dos times. Campinas atropelou no primeiro set, o Cruzeiro seguiu o roteiro na segunda parcial, mas viu o time adversário crescer na reta final.
O técnico Filipe Ferraz fez duas mudanças importantes na equipe celeste ao longo do jogo. O ponteiro Vaccari e o oposto Oppenkoski foram acionados para substituir Douglas Souza e Wallace, respectivamente.
As mudanças surtiram efeito. Com os campeões olímpicos de fora, o Cruzeiro cresceu no jogo e construiu a vantagem num jogo equilibrado.
A conquista da Superliga foi a quinta do Sada Cruzeiro na temporada. O time também foi campeão do Mundial de Clubes, do Sul-Americano, da Supercopa Brasil e do Campeonato Mineiro.
O jogo
O primeiro ser começou com amplo domínio de Campinas. Forte no bloqueio, a equipe ditou o ritmo da partida. O ponteiro Adriano teve excelente passagem no saque, quebrando a linha de recepção celeste e deixando a vantagem em 11 a 3.
O Sada recuperou um pouco da confiança ao longo da parcial e chegou a diminuir a vantagem campineira para quatro pontos. O time paulista se recuperou, seguiu contando com o baixo aproveitamento ofensivo do Cruzeiro, e fechou em 25 a 18.
O segundo set começou diferente. O Cruzeiro contou com boa passagem do levantador Brasília no saque para abrir vantagem. A equipe chegou a ter 11 a 4 para começar a parcial.
O Campinas se recuperou e quando o placar chegou a 14 a 11, o técnico Filipe Ferraz, do Cruzeiro, pediu tempo. O comandante celeste colocou Oppenkoski em quadra no lugar de Wallace.
O reserva ajustou o aproveitamento ofensivo da equipe e facilitou o trabalho de Brasília na distribuição do jogo. O set foi equilibrado e terminou com vitória do Cruzeiro por 25 a 23.
O terceiro set trouxe o equilíbrio esperado de uma grande final. O Sada Cruzeiro conseguiu abrir vantagem já na metade do set com 11 a 8. O Campinas empatou a partida em 12 pontos.
A partida seguiu equilibrada, com muito uso do desafio em vídeo e algumas discussões em quadra. O Campinas virou o placar em 17 a 16. A vantagem mínima se manteve e o Sada fechou novamente em 25 a 23.
O saque foi o ponto diferencial do Cruzeiro no início do quarto set. Com quatro pontos no fundamento, a equipe chegou a ter 13 a 9 de vantagem.
A vantagem cruzeirense aumentou com mais um ponto de saque que chegou a ter 16 a 10. A partir daí, o time administrou o placar para fechar em 25 a 21.
- Público presente: 10.056 pessoas