Sabrina Sato acredita que a melhor fase da vida começa depois dos 40. Foi nessa fase que ela viu tudo mudar. Aos 42 anos, se separou de Duda Nagle, com quem manteve um relacionamento de 7 anos e teve uma filha, Zoe, agora com 6 anos. Aos 43 anos, assumiu um namoro com Nicolas Prattes. Prestes a completar 44, se casou com o ator.
Mas Sabrina mal imaginava que poderia se apaixonar depois de uma relação longa, de “traumas” e da responsabilidade de criar Zoe. O amor, é claro, vem acompanhado de estereótipos, mas a apresentadora quer provar que nenhum deles é real com Minha Mãe Com Seu Pai, novo reality que estreia nesta quarta, 30, no Globoplay.
Sabrina Sato usou experiência pessoal para apresentar ‘Minha Mãe Com Seu Pai’, novo reality do Globoplay. Foto: Lusca/Divulgação
A proposta é inusitada: filhos inscreveram pais de meia-idade para encontrar um novo amor. O que eles não sabiam é que teriam de atuar como “especialistas”, decidindo o destino dos pais no reality e assistindo a tudo o que acontece entre eles. Tudo mesmo.
Em entrevista ao Estadão, Sabrina descreve ter sido a primeira vez que colocou tanto da sua experiência na apresentação de um programa. Em Minha Mãe Com Seu Pai, ela foi filha, mãe, amiga, confidente e conselheira.
“Me intrometi até demais”, brinca. Foi a atriz que, depois de ver a proposta do formato, original da rede britânica ITV Studios, pediu para assumir a apresentação do programa. À época, Sabrina estava noiva e grávida de Nicolas – ela perdeu o bebê com 11 semanas de gestação.
Por ter sentido na pele o que é amar de novo, a apresentadora conta ter feito o máximo para que os participantes também “se jogassem” no romance. “Minha experiência de estar em um momento muito feliz da minha vida pessoal, de estar amando, de ter encontrado alguém especial e ter dado certo me ajudou a incentivá-los e falar: ‘Gente, vem, vem pular na piscina também, vem para esse lado’“, diz.
‘Minha Mãe Com Seu Pai’ estreia na próxima quarta, 30, no Globoplay. Foto: Lusca/Divulgação
Qualquer pessoa que passa por um relacionamento longo e com filhos que chega ao fim pensa: ‘Agora já era’. Você não consegue nem pensar que você pode voltar a amar e a ser amado.
Sabrina Sato
Escolher e não ser escolhida
Sabrina Sato sabe que sentir que pode ser amada depois dos 40 anos é um peso ainda maior para as mulheres. No reality do Globoplay, ela escolheu frisar para cada participante que o objetivo do programa é dar a elas a oportunidade de escolher um parceiro – e não de serem escolhidas.
“As pessoas precisam entender que a mulher com mais de 40, 50, 60 anos sente tesão e tem desejos”, afirma. “A mulher que quer ser feliz e encontrar um grande amor está mais viva do que nunca, porque ela já sabe o que ela quer. E ela já tem a maturidade de saber o que ela quer.”
Ao todo, seis homens e seis mulheres participam do programa. A maioria não vive um romance há muito tempo – e há mulheres que chegaram a passar por relacionamentos tóxicos.
Do lado dos filhos, há ciúmes. A atriz diz ter se divertido com as reações. “Os filhos viram pela primeira vez o pai ou a mãe beijar na boca. É uma loucura imaginar que a mãe tenha desejos, que ela queira fazer outras coisas a não ser só maternar… É maravilhoso”, comenta.
Paixão por realities
A Globo pretende que Minha Mãe Com Seu Pai substitua a ausência do BBB 25 e pega carona no crescente gosto do público brasileiro por realities de namoro – prova é o sucesso de Casamento às Cegas, da Netflix.
Segundo Gustavo Baldoni, Head de Conteúdo de Entretenimento Produtos Digitais da Globo, o Globoplay viu um aumento de 51% de horas assistidas de realities no ano passado. Túnel do Amor, reality de namoro apresentado por Ana Clara, é um dos maiores sucessos do serviço de streaming e soma 10 milhões de horas consumidas.
Segundo ele, o interesse do público no gênero envolve curiosidade e identificação. “Todo mundo se relaciona ou já se apaixonou por alguém. Há uma curiosidade natural em observar as questões e conflitos que um reality de relacionamento provoca. Os realities permitem explorar dinâmicas diferentes de relacionamentos, além de gerar conversas sobre o tema”, comenta.
‘Minha Mãe Com Seu Pai’ conta com 10 episódios. Foto: Ricardo Bufolin/Globoplay/Divulgação
Para Sabrina, o gosto latente dos brasileiros está ligado a um “interesse em tudo que envolve o comportamento humano”. “Nós já temos tantos problemas e achamos que conseguimos cuidar dos problemas dos outros. Nós também vamos nos baseando nos relacionamentos das outras pessoas para termos como exemplo”, diz.
Sabrina não viveu apenas um pouco das experiências amorosas do elenco: ela também já esteve do outro lado da moeda e foi participante do Big Brother Brasil. Diferente do elenco do novo programa, que teve o apoio total dos filhos, a apresentadora diz ter enfrentado receio da família para entrar em um reality. À época do BBB, ela cursava o terceiro período de jornalismo.
“Eu fui chamada e meus irmãos falavam: ‘Pelo amor de Deus, você vai expor a família inteira. Se você quer trabalhar na televisão, ser apresentadora, nós te ajudamos a fazer algum teste. Mas não inventa de participar do Big Brother’”, brinca. “Eu fui e deu tudo certo.”
Por entender o quanto é difícil tomar a decisão de participar de um reality show, ela resolveu assumir a posição de tentar ajudar ao máximo o elenco de Minha Mãe Com Seu Pai. “Tem que ter coragem para participar. […] Sempre na minha vida, ainda mais agora, eu aprendi a valorizar o tempo que eu tenho, a viver os momentos e me preocupar menos com o que os outros vão pensar e mais com o que realmente importa: os meus sentimentos”, diz.
Como assistir a ‘Minha Mãe Com Seu Pai’?
O reality terá, ao todo, dez episódios. Quatro deles serão disponibilizados nesta quarta no Globoplay e outros quatro estarão no catálogo do streaming a partir do dia 7 de maio. A revelação da dupla final irá ao ar no dia 14 de maio. A direção de Minha Mãe Com Seu Pai é de Chica Barros.