O Prêmio Pulitzer, considerado a maior honraria do jornalismo, anunciou os vencedores da edição de 2025 nesta segunda-feira (5). Apesar de possuir 15 prêmios dedicados ao jornalismo, a literatura e a música, a cerimônia também destaca o Prêmio Pulitzer de Drama, concedido a uma obra do teatro.
A categoria reconhece uma obra teatral encenada nos Estados Unidos durante o ano civil anterior e preferencialmente original que aborde a vida americana. A primeira estatueta foi entregue em 1918 à “Why Marry?”, peça escrita por Jesse Lynch Williams e já teve o musical “Hamilton” de Lin-Manuel Miranda como o grande vencedor em 2016.
Neste ano, a peça “Purpose” do dramaturgo americano Branden Jacobs-Jenkins levou o prêmio para casa. “Uma peça sobre a dinâmica complexa e o legado de uma família afro-americana de classe média alta, cujo patriarca foi uma figura-chave no Movimento pelos Direitos Civis”, em que o Pulitzer classifica como uma mistura hábil de drama e comédia que investiga como diferentes gerações definem a herança.
Além do reconhecimento no prêmio, a peça foi indicada para 6 categorias do Tony Awards, considerado o principal prêmio do teatro, incluindo a nomeação de Melhor Peça de Teatro, uma de suas categorias principais.
A peça teatral que está em cartaz no Helen Hayes Theatre, em Nova York, Estados Unidos ainda enfrentava “Oh, Mary!” de Cole Escola e “The Ally”, de Itamar Moses.
Confira a lista completa de vencedores do Prêmio Pulitzer 2025.
“Coringa 2”: Phoenix e diretor cogitaram levar história à Broadway