Os olhos do mundo para a chaminé da Capela Sistina. Ainda não será nesta quarta-feira (07), que o mundo conhecerá o novo papa. Com 133 cardeais representando 70 países, começou o conclave para escolha do sucessor do papa Francisco. Na 1ª votação concluída agora a pouco pelos cardeais, saiu a fumaça preta da chaminé, o que indica que o futuro papa ainda não foi eleito.
O conclave, processo de escolha do novo papa da Igreja Católica, começou por volta das 17h45 no horário local (12h45) , horário de Brasília), na Capela Sistina, nesta quarta-feira, quando os cardeais se . isolaram para a votação na Capela Sistina.
No local eles cantaram o hino em latim “Spiritus Sanctus” e, em um ritual final, os clérigos realizaram um juramento coletivo e individual, prometendo sigilo perpétuo sobre a eleição papal.
A capela entra então em “extra omnes”, ou seja, “todos para fora”. As portas foram fechadas para pessoas de fora, deixando os cardeais votarem.
Os conclaves costumam se estender por vários dias, com várias votações realizadas antes que um candidato obtenha a maioria necessária de três quartos para se tornar papa. Durante o período, os votantes ficarão hospedados em duas casas do Vaticano e farão o juramento de permanecerem fora de contato com qualquer pessoa que não participe da votação secreta.
O conclave ocorre ao longo de quantas rodadas de votação forem necessárias. Se os cardeais da Igreja Católica não tiverem escolhido um novo papa até o terceiro dia do conclave, então as coisas não estarão saindo como planejado.
Caso a fumaça branca não saia em três dias, as votações serão interrompidas por 24 horas para que os cardeais tenham um período de oração e reflexão.
PB Agora