Único parlamentar da Paraíba a votar contra o projeto que ampliaria de 513 para 531 o número de deputados federais, o deputado federal Cabo Gilberto (PL) se posicionou a favor do veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à proposta.
A decisão foi publicada nesta quinta-feira (17) no Diário Oficial da União e, caso mantida poderá reduzir a bancada paraibana de 12 para 10 deputados e na ALPB de 36 para 30 deputados.
Em entrevista à CBN João Pessoa, Cabo Gilberto afirmou que sua posição é fundamentada em convicções jurídicas e fiscais. Segundo ele, o aumento do número de parlamentares é inconstitucional, já que o tema já foi analisado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) anteriormente.
“É uma matéria cara para mim, é um voto de convicção” pontuou.
Durante a tramitação do projeto na Câmara, Cabo Gilberto foi voz isolada entre os paraibanos ao rejeitar a proposta e avalia que, mesmo diante da insatisfação de parte da bancada paraibana, o país deve priorizar o equilíbrio fiscal e respeitar os limites legais já estabelecidos para a composição do Legislativo.
O veto ainda será analisado pelo Congresso Nacional, que poderá mantê-lo ou derrubá-lo.
PB Agora