A Paraíba se prepara para dar um salto histórico na área de inovação tecnológica. Em reunião realizada no Centro Tecnológico Nordeste, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e o governador João Azevêdo confirmaram avanços para a implantação do primeiro computador quântico do Brasil no estado.
A ministra destacou a relevância do projeto, que conta com apoio direto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“É com muita honra e prazer que recebo o governador da Paraíba aqui no Centro Tecnológico Nordeste, em que acabamos de fazer uma reunião de trabalho para poder avançar na concretização de um documento em que nós vamos garantir o desenvolvimento e a transferência tecnológica do primeiro computador quântico do Brasil, que será na Paraíba. É um prazer poder estar partilhando com você, governador, essa iniciativa que o presidente Lula já tem consciência, já está sabendo dessa decisão, que é uma decisão da convicção que move o presidente Lula de a gente poder partir para ter mais soberania nacional que é a superação da dependência”, afirmou Luciana.
Para o governador João Azevêdo, a iniciativa simboliza um passo decisivo rumo ao futuro.
“Nós estamos dando um grande passo para o futuro. Nós sabemos que a computação quântica, ela já está e será cada vez mais forte nessa revolução, naquilo que se refere a toda parte de computação verdadeiramente, e ter essa condição, uma parceria muito importante entre o Governo da Paraíba, Governo Federal, através do presidente Lula, através do Ministério da Ciência e Tecnologia. Realizar um projeto como esse nos dá a certeza de que estamos verdadeiramente no caminho certo, e essa é a verdadeira soberania. É trazer tecnologia, transferência de tecnologia, e é tudo que estará sendo assinado brevemente entre todos nós. Então, agradeço demais o apoio do Governo Federal, do Ministério, em busca desse novo momento, desse novo tempo, que vai viver para a Paraíba, no nordeste e o Brasil”, declarou.
O projeto deverá ser formalizado em breve com a assinatura de um documento entre o Governo Federal, o Governo da Paraíba e instituições de pesquisa, consolidando o estado como protagonista no cenário nacional da inovação científica.
PB Agora