O ano de 2026 será marcado pela corrida sucessória. Será o ano de eleições para Presidente da República, governador, senador e deputados federais e estaduais. No caso da Paraíba, serão duas vagas para o Senado, 12 para a Câmara Federal e 36 para a Assembleia Legislativa. A perspectiva é que este ano mais de 3,2 milhões eleitores compareçam às urnas na Paraíba, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB).
Na corrida pela sucessão do atual governador João Azevedo (PSB), alguns nomes se apresentam como potenciais pré-candidatos ao Palácio da Redenção. As eleições da Paraíba, neste ano de 2026, serão totalmente atípicas, pois a perspectiva é a de que o Estado poderá ter três potenciais candidaturas a governador do Estado, sendo uma do grupo governista, sendo ele, o atual vice-governador Lucas Ribeiro (PP), e, pelas oposições, o ainda prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), e o senador Efraim Filho (UB).
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, apresenta liderança nas pesquisas iniciais de pré-campanha. Cícero é o mais antigo em atividade entre os pré-candidatos, é prefeito do maior colégio eleitoral do Estado.
Recém filiado ao MDB, Cícero Lucena, carrega o benefício da experiência política, visto que disputou 5 eleições para prefeito em João Pessoa, com uma derrota; 1 de senador e 1 de vice-governador). A disputa pode ser definida em seu favor dependendo da maioria na Capital e em Campina Grande.
O candidato de João
Nome apoiado pelo governador João Azevedo, o vice-governador Lucas Ribeiro, poderá disputar a eleição na condição de governador, caso o governador deixe o cargo para disputar o Senado.
Lucas é filho da senadora Daniella Ribeiro e sobrinho do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP).
Na disputa que se desenha, surge ainda a pré-candidatura do senador Efraim Filho, considerado o nome da “direita” e representante do bolsonarismo no estado. Dependendo de como a família Bolsonaro vai participar das eleições para presidente, Efraim sonha em passar para o segundo turno como o ministro Marcelo Queiroga passou nas eleições para prefeito em João Pessoa.
As alianças políticas a serem formadas ao longo do ano, é que definirão os concorrentes do Governo do Estado que terão os nomes homologados nas convenções partidárias.
De Olho no Cariri
Severino Lopes / PB Agora


