A atuação do deputado federal Ruy Carneiro em 2025 foi marcada por posições firmes e ações concretas no Congresso Nacional, especialmente nas áreas da saúde, assistência social, proteção animal e garantia de direitos para populações vulneráveis. Além do trabalho em Brasília, o parlamentar liderou pautas estruturantes na Paraíba, com impacto direto na vida de milhares de pessoas.
“Meu mandato sempre priorizou a defesa dos mais vulneráveis. Neste ano, conseguimos avançar em pautas fundamentais para os brasileiros, especialmente os paraibanos. Seguimos firmes, com responsabilidade e compromisso social, para construir um 2026 ainda mais forte, seja no Congresso ou na nossa amada Paraíba”, destacou Ruy.
A postura do deputado se refletiu na autoria de projetos e na condução de debates estratégicos, com foco na ampliação de direitos, no fortalecimento do SUS, da assistência social e na proteção de crianças, jovens, idosos, pessoas com deficiência e aposentados.
Além da atuação em Brasília, o deputado também segue priorizando investimentos e ações para ampliação dos atendimentos nos hospitais paraibanos. Ao logo dos últimos anos, foram mais R$ 31 milhões destinados para unidades de saúde de referência, à exemplo do Hospital Napoleão Laureano, São Vicente de Paulo, Padre Zé, Flávio Ribeiro Coutinho, Help e Hospital Universitário de João Pessoa.
No Napoleão Laureano, as novas emendas estão contribuindo para expansão do uso do novo robô cirúrgico Da Vinci XI, a conclusão do projeto de energia solar da instituição e a ampliação do ambulatório. Já no São Vicente, os recursos viabilizaram a construção e compra de equipamentos de 20 novos leitos de UTI, que serão inaugurados nos próximos meses.
Ruy também é o maior mantenedor das entidades sociais da Paraíba, contribuindo com a manutenção e ampliação dos serviços em 40 instituições em diversas regiões do estado. Esses projetos são voltados para segurança alimentar, pessoas com deficiência, amparo aos idosos, capacitação profissional, cultura, esporte e combate às drogas.
Presidência de comissão
Em março, Ruy assumiu a presidência da Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família, ampliando sua capacidade de articulação institucional. À frente do colegiado, conduziu audiências com ministros da Previdência, da Saúde e da área social, além de dialogar com o Ministério dos Direitos Humanos para fortalecer políticas públicas de proteção social.
Diante do escândalo das fraudes no INSS, liderou ações para cobrar a devolução dos recursos desviados de aposentados e pensionistas e defendeu punições rigorosas aos responsáveis. No mesmo período, apresentou projeto para ampliar o controle e a transparência dos descontos em folha, reforçando a proteção aos beneficiários.
Assistência social, saúde e inclusão
Ruy também liderou, no Congresso, o debate pela destinação mínima de 1% do orçamento da União para a assistência social, defendendo o fortalecimento de equipamentos como CRAS, CREAS, Centros POP e serviços de saúde mental, inclusive no Novo PAC.
Na área da inclusão, apresentou propostas voltadas às pessoas com Transtorno do Espectro Autista, como a distribuição gratuita, pelo SUS, de coletes sensoriais, abafadores auditivos e materiais de comunicação alternativa. A pauta foi apresentada ao presidente da República e ao Ministério da Saúde, com sinalizações positivas para avanço.
Avanços legislativos
Entre os principais resultados de 2025 está a promulgação da lei que garante indenização e pensão vitalícia às vítimas da microcefalia causada pelo Zika vírus, beneficiando mais de 1.500 famílias, em sua maioria no Nordeste.
Também avançaram projetos de sua autoria voltados ao enfrentamento da dependência em apostas e jogos de azar, com a criação de um programa nacional de assistência integral pelo SUS. Propostas para ampliar a proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital, combatendo a monetização e a adultização precoce, também ganharam destaque.
Causa animal
A proteção animal seguiu como uma das bandeiras centrais do mandato. Em 2025, Ruy foi relator do projeto que proibiu definitivamente o uso de animais em testes da indústria de cosméticos, perfumes e produtos de higiene pessoal, encerrando um debate de mais de uma década no Congresso.
Avançaram ainda propostas que endurecem as punições por maus-tratos e impedem acordos judiciais que aliviem penas. O deputado também intensificou articulações para a criação do SUS Animal, com atendimento veterinário gratuito à população de baixa renda.
Atuação internacional e posicionamentos
Ruy representou o Congresso em agendas internacionais, como o evento mundial contra a fome e pela inclusão social, no Catar. No plenário, manteve posicionamentos alinhados à justiça social, como o apoio à isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil e à tributação progressiva de grandes fortunas.
Também se posicionou contra a chamada PEC da Blindagem, defendendo mais transparência, equilíbrio fiscal com justiça social e o fortalecimento das políticas públicas essenciais.
Dados confirmam eficiência do mandato
Em 2025, o parlamentar apresentou 136 propostas legislativas de sua autoria e relatou outras cinco matérias estratégicas. O conjunto das ações reforça o perfil propositivo do mandato e consolida o deputado como uma das principais vozes do Congresso Nacional.
Ascom


