Fechar menu

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    Jackson Macêdo critica investida dos EUA contra a Venezuela e cobra reação internacional: “Gravíssimo”

    3 de janeiro de 2026

    Possível bomba de morteiro da Segunda Guerra é encontrada em área rural de Conde

    3 de janeiro de 2026

    ONU alerta para “precedente perigoso” após ação dos EUA na Venezuela

    3 de janeiro de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram
    • Anunciar
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Agora PBAgora PB
    • Início
    • Últimas notícias
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos De Uso
    Agora PBAgora PB
    Lar»Noticias Topo - 4x»Ricardo Coutinho confirma pré-candidatura a deputado federal e admite mágoa com o governador João Azevêdo
    Noticias Topo - 4x

    Ricardo Coutinho confirma pré-candidatura a deputado federal e admite mágoa com o governador João Azevêdo

    adminPor admin24 de julho de 2025Nenhum comentário3 minutos de leitura1 Visualizações
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Tumblr E-mail
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail

    O ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PT), confirmou nesta quinta-feira (24) que será pré-candidato a deputado federal nas eleições de 2026. Em entrevista ao programa  Correio Debate, da rádio Correio 98 FM, o petista também abriu o jogo sobre sua relação com o governador João Azevêdo (PSB) — a quem indicou como sucessor em 2018 — e revelou mágoas profundas com o ex-aliado.

    “Eu sou pré-candidato a deputado federal. Cheguei a essa decisão porque não quero ser usado em articulações de candidatura majoritária. E também porque olho para o Congresso e vejo a necessidade de se fazer um contraponto ideológico. Precisamos de uma bancada que defenda a soberania nacional”, declarou Ricardo.

    Após ter sua candidatura ao Senado Federal indeferida nas eleições de 2022 por conta da inelegibilidade imposta pela Justiça Eleitoral, Ricardo — agora com os direitos políticos restabelecidos — planeja retornar à cena política pela Câmara dos Deputados. Naquele pleito, mesmo com a candidatura impugnada, ele somou mais de 500 mil votos, ficando em terceiro lugar.

    Sua aposta para 2026 é representar uma ala mais ideológica da esquerda no Congresso Nacional. “Eu tenho uma profunda discordância com a lógica neoliberal que domina o Parlamento hoje”, afirmou.

    Ricardo Coutinho também foi enfático ao comentar a ruptura com João Azevêdo, atual governador e seu ex-aliado político. Foi Ricardo quem lançou João ao governo, mas o rompimento veio no primeiro ano de gestão, especialmente após o avanço da Operação Calvário, na qual Ricardo se tornou um dos principais investigados. “Não diria que foi um erro, mas se eu soubesse o que viria depois, eu não o teria indicado. Eu esperava mais dele”, disse Ricardo, visivelmente ressentido.

    Para ele, a liderança de João Azevêdo é sustentada apenas pelo poder do cargo. “Ele não tem base. Não tem deputado, não tem prefeito. A liderança dele se sustenta na caneta. O grupo voltou ao familismo, às oligarquias”, criticou.

    Ao ser questionado sobre sua saída do PSB, partido que governou por duas vezes, Ricardo foi direto ao afirmar que não sente saudades da legenda. Segundo ele, sua presença no partido era vista com desconfiança. “Eu era visto como um infiltrado do PT dentro do PSB. Mas eu tenho um projeto político, e é esse projeto que eu vou defender agora com mais clareza”, reforçou.

    Desde 2021 filiado ao Partido dos Trabalhadores, Ricardo Coutinho tenta se reposicionar no cenário político estadual, com foco no embate ideológico e na disputa por espaço dentro da esquerda paraibana.

    Com trajetória marcada pela militância e atuação progressista, Ricardo Vieira Coutinho iniciou sua carreira pública como vereador de João Pessoa (1993–1999) e, em seguida, foi eleito deputado estadual (1999–2004).

    Foi eleito prefeito da capital paraibana em 2004 e reeleito em 2008. Em 2010, renunciou à Prefeitura para disputar o Governo da Paraíba, sendo eleito no segundo turno. Foi reeleito em 2014 e permaneceu no cargo até o fim do mandato, em 2018.

    Nas eleições de 2020, concorreu novamente à Prefeitura de João Pessoa, mas não obteve êxito. Em 2022, foi candidato ao Senado Federal pelo PT, mas também não conseguiu se eleger.

    De Olho no Cariri

    Com Fonte83

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
    admin
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    Jackson Macêdo critica investida dos EUA contra a Venezuela e cobra reação internacional: “Gravíssimo”

    3 de janeiro de 2026

    Políticos paraibanos divergem sobre ataque dos EUA à Venezuela e captura de Nicolás Maduro

    3 de janeiro de 2026

    João Azevêdo condena ataques à Venezuela e defende a soberania e a paz: “A força nunca vai substituir a diplomacia”

    3 de janeiro de 2026

    Fronteira do Brasil com a Venezuela é fechada após ataque dos EUA

    3 de janeiro de 2026

    Líder do PL na Câmara comemora captura de Nicolás Maduro e chama ação dos EUA de “marco histórico”

    3 de janeiro de 2026

    Garotinho expõe suposto caso entre Rodrigo Amorim e Sarah Poncio

    3 de janeiro de 2026

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Top Posts

    Rússia lança maior ataque aéreo contra a Ucrânia em três anos

    25 de maio de 20257.319 Visualizações

    Por que a ONU depende de Israel para fornecer suprimentos a Gaza?

    25 de maio de 20257.158 Visualizações

    Com boicote da oposição, venezuelanos vão às urnas neste domingo

    25 de maio de 20253.824 Visualizações
    Não perca

    Jackson Macêdo critica investida dos EUA contra a Venezuela e cobra reação internacional: “Gravíssimo”

    3 de janeiro de 2026

    O ex-presidente do Partido dos Trabalhadores da Paraíba, Jackson Macêdo, se posicionou neste sábado (03)…

    Possível bomba de morteiro da Segunda Guerra é encontrada em área rural de Conde

    3 de janeiro de 2026

    ONU alerta para “precedente perigoso” após ação dos EUA na Venezuela

    3 de janeiro de 2026

    A Ilusão da Liberdade e o Retorno do Imperialismo em 2026 – Por Marcos Antônio Souto Maior Filho

    3 de janeiro de 2026
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    Rússia lança maior ataque aéreo contra a Ucrânia em três anos

    25 de maio de 20257.319 Visualizações

    Por que a ONU depende de Israel para fornecer suprimentos a Gaza?

    25 de maio de 20257.158 Visualizações

    Com boicote da oposição, venezuelanos vão às urnas neste domingo

    25 de maio de 20253.824 Visualizações
    Nossas escolhas

    Em aceno à Rússia, Zelensky propõe zona desmilitarizada em Donetsk

    24 de dezembro de 2025

    Papa Leão XIV comanda sua primeira missa de Natal no Vaticano

    24 de dezembro de 2025

    Saiba por que a árvore é um dos símbolos mais importantes do Natal

    24 de dezembro de 2025

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube Drible
    • Anunciar
    Copyright © 2024. Todos os Direitos Reservados por agorapb.com.br

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.