Na última sexta-feira (18) foi realizada uma importante reunião entre representantes da Prefeitura de Sumé e a direção da Unicir – Faculdade do Cariri paraibano, com o objetivo de renovar o convênio do PRESDU – Programa de Educação Superior para Todos e debater novos avanços para a educação superior no município.
A reunião aconteceu com a secretária de Administração do município, Nova Duarte, o secretário de Finanças, Robério Cipriano, a advogada Ana Marcela, a assessora jurídica, Gloriete Diniz, o representante do setor de Tributos, Matheus Nogueira, e representando a Unicir – o diretor geral Dr. Paulo Antônio Farias Lucena e o assessor de comunicação institucional, Isaías Brito.
Durante o encontro, foram tratados temas estratégicos para os estudantes sumeenses, com destaque para:
🔹 Renovação do Convênio do PRESDU, com vigência de mais 10 anos;
🔹 Novos critérios de seleção, que passarão a ser organizados pela Secretaria Municipal de Educação, garantindo mais transparência e equidade no processo seletivo;
🔹 Manutenção das bolsas de estudo com 50% de desconto para diversos cursos de graduação;
🔹 Ampliação no número de vagas ofertadas, incluindo o compromisso de abertura de novas bolsas em áreas prioritárias;
🔹 Lançamento do Edital PRESDU 2026.1, com destaque para a oferta inédita de bolsas no curso de Medicina Veterinária;
🔹 Discussão sobre estágios supervisionados e a garantia da continuidade do transporte universitário gratuito para os estudantes que se deslocam até a sede da UNICIR.
A gestão municipal já está analisando os termos de adesão ao Presdu, os termos do convênio para a concessão de bolsas de estudo no âmbito do Programa e o Processo de Seleção junto à UNICIR para ser lançado em breve.
A parceria com a Unicir representa um modelo inovador de política pública educacional, em que a contrapartida por isenções fiscais (referentes ao ISSQN) se converte diretamente em bolsas de estudo para jovens sumeenses.
Para a direção da Universidade, a reunião reforça o compromisso da Prefeitura com a educação superior e com a permanência dos jovens no ensino universitário, por meio de parcerias sólidas e políticas públicas inclusivas.
“Por meio do Programa PRESDU, o município garante o acesso de estudantes de baixa renda ao ensino superior, promovendo justiça social, desenvolvimento humano e valorização da juventude local. Essa iniciativa fortalece o papel da educação como instrumento de transformação e oportunidade, além de impulsionar a economia, reduzir a evasão escolar e ampliar a formação de profissionais capacitados para atuar na própria região”, declarou o diretor Paulo Lucena.
Ascom PMS