Fechar menu

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    Com ganho de novos moradores, PB lidera mapa de migração interna no Nordeste e ocupa 6ª posição em ranking nacional

    10 de setembro de 2025

    Hugo Motta defende que solução para dificuldades na segurança pública passa pela integração dos entes federativos

    10 de setembro de 2025

    Alexandre garante reforma do mercado público de Serra Branca após audiência com João Azevêdo

    10 de setembro de 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    • Anunciar
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Agora PBAgora PB
    • Início
    • Últimas notícias
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos De Uso
    Agora PBAgora PB
    Lar»Política»Órgãos fecham o cerco contra trabalho infantil nos festejos juninos da Paraíba
    Política

    Órgãos fecham o cerco contra trabalho infantil nos festejos juninos da Paraíba

    adminPor admin20 de maio de 2025Nenhum comentário6 minutos de leitura36 Visualizações
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Tumblr E-mail
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail

    Cidades deverão intensificar fiscalizações e fazer ‘busca ativa’ durante as festividades de junho e julho no Estado

    O Ministério Público do Trabalho (MPT), o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB) expediram recomendação conjunta aos prefeitos e prefeitas dos 223 municípios paraibanos para que previnam e combatam o trabalho infantil e à exploração sexual de crianças e adolescentes, durante os festejos juninos. O objetivo é que os gestores intensifiquem ações de proteção à infância e à adolescência, nos meses de junho e julho, em todo o Estado. A divulgação deve ser iniciada pelos municípios junto aos comerciantes e organizadores dos eventos no praz de 24 horas após o recebimento da recomendação.

    A notificação recomendatória foi assinada por Marcos Antônio Ferreira Almeida e Raulino Maracajá Coutinho Filho, procuradores do Trabalho; Rogério Sitônio Wanderley, procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 13ª Região; Fábia Cristina Dantas Pereira, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Criança e do Adolescente, órgão do MPPB; e Janaína Andrade de Sousa, procuradora regional dos Direitos do Cidadão/MPF.

    O documento destaca normativas da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre trabalho de menores de 18 anos em ruas e logradouros públicos (comércio ambulante, guarda de carros, guardas mirins, guias turísticos, transporte de pessoas ou animais, entre outros), que constitui algumas das piores formas de trabalho infantil.

    Atuação conjunta
    “O objetivo principal da recomendação é que os municípios paraibanos que têm todo um planejamento, toda uma estrutura em relação aos seus eventos (sejam eventos no mês de junho ou no mês de julho), relativos ao período junino, que é muito forte em nosso Estado, que eles tenham a mesma preocupação e prevenção na questão das crianças e dos adolescentes, que eles façam também o mesmo planejamento para que não haja abusos, para que não haja exploração seja do trabalho infantil, seja exploração sexual das nossas crianças e adolescentes durante os festejos juninos e julinos”, afirmou o procurador do Trabalho Raulino Maracajá Coutinho Filho, coordenador Regional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes.

    A representante do MPPB, Fábia Dantas, avaliou a importância da atuação conjunta: “O combate ao trabalho infantil é uma questão de grande relevância social e ética, e obrigação de todos, principalmente dos órgãos de fiscalização. Esse combate deve ser ocorrer ao longo de todo o ano, mas ganha especial destaque em períodos festivos juninos, notadamente em nossa Paraíba. Durante essas festividades, a visibilidade sobre o tema pode ser aumentada, permitindo uma mobilização e conscientização mais efetiva da sociedade. É uma oportunidade de divulgar os malefícios do trabalho infantil, até como uma forma mudança cultural e estrutural”.

    Já a procuradora regional dos Direitos do Cidadão na Paraíba, Janaina Andrade, disse que é necessário um conjunto articulado de ações para prevenir e coibir o trabalho infantil em todas as suas formas, inclusive a exploração sexual. “A recomendação configura medida efetiva para que os prefeitos e prefeitas participem ativamente do combate imediato, prioritário e garantam a proibição das piores formas de trabalho infantil, especialmente nos festejos juninos. A atuação preventiva contribui para conscientização de toda a sociedade diante da importância econômica, social e cultural das festividades”, destacou.

    O documento ressalta que a notificação recomendatória dá-se sem prejuízo da adoção de medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis quanto ao tema objeto da recomendação ou quaisquer outros apurados em inquéritos civis instaurados no MPT. “O descumprimento do ordenamento jurídico, conforme resumido nos itens da presente recomendação, ensejará a adoção, por parte do Ministério Público do Trabalho, de providências judiciais e extrajudiciais cabíveis com todas as consequências daí inerentes, objetivando-se, inclusive, a imputação da responsabilidade a quem, de qualquer forma, contribuir para tal prática”, registram em trecho do documento.

    Recomendações aos prefeitos e prefeitas dos municípios paraibanos:

    Realizem busca ativa durante os festejos juninos e julinos (junho e julho), com o objetivo de impedir que menores de 18 anos estejam trabalhando em desacordo com a legislação, adotando as providências cabíveis em caso de constatação de trabalho infantil e também para prevenir e identificar casos de exploração sexual de crianças e adolescentes.
    Insiram cláusulas nos contratos de uso de bem público, firmados para a realização de atividades durante os; festejos juninos e julinos (junho e julho), proibindo expressamente a utilização de mão de obra de crianças e adolescentes e prevendo a responsabilização dos contratantes em caso de descumprimento.

    Orientem os organizadores dos festejos juninos e julinos (junho e julho) a não utilizarem mão de obra de menores de 18 anos na realização dos eventos, conforme a legislação aplicável, bem como a adotarem medidas destinadas à prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes durante as festividades.
    Afixem cartazes, em locais de grande circulação durante os festejos juninos e julinos (junho e julho), com informações sobre os malefícios do trabalho infantil e da exploração sexual, bem como sobre os canais de denúncia.

    Campanha #ChegaDeTrabalho Infantil é lançada nesta quarta
    A 10ª edição da campanha tradicional de Prevenção e Combate ao Trabalho Infantil no período junino será lançada nesta quarta-feira (21), às 8h, na Vila Sítio São João, em Campina Grande, em parceria com a Prefeitura Municipal e diversas instituições. Vários artistas paraibanos serão homenageados no lançamento.

    “A Campanha de Prevenção e Combate ao Trabalho Infantil no período junino completa 10 anos de realização, com o engajamento de instituições, entidades, artistas, imprensa e a sociedade. Esperamos contar novamente com o apoio de toda a sociedade para fortalecer ainda mais esta iniciativa, reforçando o compromisso do Brasil em eliminar, até 2030, todas as formas de trabalho infantil, entre elas, a Exploração Sexual, conforme os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU)”, ressaltou o procurador do Trabalho Marcos Antonio Ferreira Almeida, vice-coordenador Regional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes – Coordinfância/MPT.

    A Campanha 2025 destaca a cultura nordestina. Traz a temática em forma de poesia, com o Cordel #ChegaDeTrabalhoInfantil, de autoria da poetisa de Campina Grande Anne Karolynne, com vídeo acessível (traduzido em Libras), que será veiculado nos telões do Parque do Povo, na Vila Sítio São João, em TVs e em outras festas juninas da Paraíba. A edição deste ano conta também com uma iniciativa inédita, que é o lançamento do “Cordel em Braille”, tornando a Campanha ainda mais inclusiva e acessível para a população com deficiência visual.

    Com informações do MPT e do MPF

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
    admin
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    Hugo Motta defende que solução para dificuldades na segurança pública passa pela integração dos entes federativos

    10 de setembro de 2025

    Raoni Mendes sai em defesa da pré-candidatura de Cícero e afirma que seguirá decisão do prefeito

    10 de setembro de 2025

    OUÇA – eleita presidente do PT na Paraíba, Cida Ramos toma posse neste sábado em JP: “Muita disposição de luta”

    10 de setembro de 2025

    Por unanimidade, TCE-PB aprova contas de 2023 da gestão de Adriano Galdino na ALPB

    10 de setembro de 2025

    AO VIVO – STF retoma julgamento de Bolsonaro após intervalo; Fux prossegue voto

    10 de setembro de 2025

    Em vídeo, João Azevedo anuncia 189 promoções de oficiais da Polícia Militar da Paraíba

    10 de setembro de 2025

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Top Posts

    PAA: agricultores familiares ofertam 248 mil toneladas de alimentos – Artigo de Exemplo

    21 de julho de 20239.114 Visualizações

    Entenda: plano de segurança do governo vai além do controle de armas – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 20239.052 Visualizações

    Governo estuda ampliar faixa de fronteira da Amazônia Legal – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 20238.785 Visualizações
    Não perca

    Com ganho de novos moradores, PB lidera mapa de migração interna no Nordeste e ocupa 6ª posição em ranking nacional

    10 de setembro de 2025

    Divulgados neste ano de 2025, o Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE)…

    Hugo Motta defende que solução para dificuldades na segurança pública passa pela integração dos entes federativos

    10 de setembro de 2025

    Alexandre garante reforma do mercado público de Serra Branca após audiência com João Azevêdo

    10 de setembro de 2025

    TCE reprova contas de Juru por baixo investimento em educação e excesso de servidores temporários

    10 de setembro de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    PAA: agricultores familiares ofertam 248 mil toneladas de alimentos – Artigo de Exemplo

    21 de julho de 20239.114 Visualizações

    Entenda: plano de segurança do governo vai além do controle de armas – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 20239.052 Visualizações

    Governo estuda ampliar faixa de fronteira da Amazônia Legal – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 20238.785 Visualizações
    Nossas escolhas

    Com boicote da oposição, venezuelanos vão às urnas neste domingo

    25 de maio de 2025

    Rússia lança maior ataque aéreo contra a Ucrânia em três anos

    25 de maio de 2025

    Por que a ONU depende de Israel para fornecer suprimentos a Gaza?

    25 de maio de 2025

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube Drible
    • Anunciar
    Copyright © 2024. Todos os Direitos Reservados por agorapb.com.br

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.