Brasília passa a contar, desde a última quarta-feira (18/12), com a primeira unidade do Oba Farm no Distrito Federal. Localizada no Jardim Botânico, a nova loja marca a chegada de um conceito inédito da rede à capital. Inspirado no ambiente das fazendas, o modelo aposta em uma experiência sensorial, lúdica e acolhedora, que amplia o papel do hortifrúti no cotidiano das famílias.
Com quase mil metros quadrados, arquitetura em madeira e ambientação temática, a loja foi pensada para receber o público de forma mais desacelerada, transformando a ida ao mercado em um momento de lazer.
A inauguração também reforça a presença do Oba em Brasília, onde a rede já soma 13 unidades, e sinaliza um novo momento da marca na capital.
“O conceito Farm é trazer a fazenda para dentro da cidade. Desde a fachada, que lembra os celeiros, até todos os elementos internos que conectam a loja ao campo, tudo isso é para valorizar os nossos produtos frescos e criar uma experiência diferente para o cliente”, explica o CEO do Oba Hortifruti, Alex Brito.
A unidade oferece um mix completo que vai do hortifrúti ao açougue, passando por peixaria, padaria, floricultura, rotisseria e uma adega com mais de 450 rótulos. A operação conta com cerca de 104 colaboradores e estacionamento com 84 vagas.
Conceito que nasce da relação histórica com o campo
A proposta Farm não é apenas estética. Segundo Brito, ela traduz uma relação que acompanha o Oba desde a fundação da empresa, há mais de 45 anos.

“O Oba sempre esteve conectado com o campo, com as fazendas. A ideia do Farm começou em 2017, justamente para tangibilizar essa conexão e permitir que o cliente viva a experiência da fazenda enquanto compra e degusta os produtos.”
Alex Brito, CEO do Oba Hortifruti
Na prática, isso se reflete em uma ambientação imersiva, com iluminação suave, materiais naturais e personagens lúdicos espalhados pela loja. Animatronics como a Banana Esportista, o Sapo Cantor e a família de ursos músicos interagem com crianças e adultos, reforçando o caráter familiar do espaço.
“As crianças apertam os botões, eles cantam, dançam, contam histórias. Para a gente, isso é muito importante, porque entendemos que elas são os nossos novos clientes”, ressalta o CEO.
Qualidade como pilar inegociável
Referência nacional em hortifrúti, o Oba construiu sua reputação com base em um pilar que, segundo o CEO, não admite concessões: a qualidade.
Além de manter uma relação próxima com o produtor rural, o controle dos produtos é rigoroso. No centro de distribuição da rede, um laboratório mede padrões como calibre, pressão da polpa e nível de açúcar de cada item.
“No caso da maçã, por exemplo, medimos o Brix, a crocância e registramos tudo em sistema. Fazemos a gestão produto a produto, produtor a produtor”, explica Brito.
A loja também conta com uma seção exclusiva de frutas e legumes picados, mix de saladas e sucos naturais, todos higienizados em áreas específicas para o manuseio.
Esse cuidado é acompanhado de perto por nutricionistas responsáveis por garantir segurança alimentar e boas práticas em todas as etapas.
Os profissionais monitoram diariamente armazenagem, acondicionamento e condições de temperatura.

Outro destaque da operação é a marca própria, que hoje representa mais de 35% do portfólio do Oba. A proposta, segundo o CEO, é oferecer produtos com padrão superior ao do mercado.
A curadoria envolve um time técnico formado por agrônomos, profissionais de nutrição e especialistas comerciais que atuam tanto no Brasil quanto no exterior. Afinal, o Oba importa, atualmente, mais de 2 mil itens de cerca de 30 países.
Além da qualidade dos produtos, o atendimento é outro ponto central da operação: “Cuidar do nosso time é prioridade. Treinamos para que conheçam o produto e atendam bem de verdade”.
A percepção de quem já é cliente
Para quem acompanhou a inauguração e já aproveitou para encher o carrinho de compras, o novo conceito reforça atributos já associados à marca.
Cliente antigo da rede, o empresário Fernando Martins Nimer, de 47 anos, avalia que Brasília realmente precisava de um Oba Farm, ou seja, de um hortifrúti que, além da qualidade dos produtos, investisse na experiência do consumidor.
“É uma experiência que não tem em outro lugar de Brasília. Dá para criar um vínculo familiar, deixar as crianças brincando enquanto a gente faz as compras. A loja está linda e tem tudo para ser a melhor de Brasília”, pondera.

De acordo com o CEO, a proposta é exatamente essa: fazer do Oba Farm um ponto de encontro da vizinhança. “Queremos que as pessoas gastem tempo aqui, sintam o aroma das frutas e se conectem com o espaço.”
E a escolha de Brasília para receber o primeiro Oba Farm do DF não foi por acaso. De acordo com Brito, a capital reúne características que dialogam diretamente com os valores da marca.
“Brasília é uma das capitais mais importantes do país e tem um público que se preocupa com qualidade de vida e boa alimentação. As lojas aqui têm sido um sucesso, e a cidade tem tudo a ver com a proposta do Oba”, destaca.
O Jardim Botânico, uma das regiões que mais crescem no DF, também pesou na decisão. “Queríamos estar mais próximos desse público, que já era atendido por outras lojas, mas de forma mais distante. Entendemos que é um público que aceitaria o Oba de braços abertos, e é o que está acontecendo”, completa.
Um modelo que veio para ficar
O Oba Farm do Jardim Botânico, apesar de ser o primeiro do DF, faz parte de uma estratégia maior da companhia. Hoje, cerca de 30 unidades da rede já operam nesse modelo.
“O conceito Farm veio para ficar. Ele nos ajuda a mostrar para o cliente tudo o que fazemos na retaguarda da operação”, frisa Brito, que revela querer dar um “upgrade” nas demais lojas do DF.
“Queremos continuar atendendo Brasília e estar cada vez mais próximos dos nossos clientes, não só com essa loja, mas com as próximas que estão por vir”, antecipa Brito.

Com mais de 70 lojas espalhadas por São Paulo, Goiás e Distrito Federal, o Oba segue expandindo com o mesmo propósito: entregar uma experiência de compra prazerosa e ajudar as pessoas a comerem melhor.
















