O início do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, marcado para esta terça-feira (02), já provoca reações divergentes entre lideranças políticas da Paraíba. Enquanto alguns defendem a responsabilização do ex-presidente, outros classificam o processo como politicamente enviesado.
O presidente do PT na Paraíba, Jackson Macêdo, afirmou que a expectativa é de que Bolsonaro seja responsabilizado pela tentativa de golpe contra a democracia.
“Olha, o que todo mundo está esperando é a responsabilização por tudo que ele fez. Ele e aquela quadrilha que ele montou no governo, que tem militar e tem civil, gente inclusive que já está presa, tem delação premiada, vasta documentação, gravações telefônicas. Então assim, não tem mais o que fazer. Ele teve o direito de se defender, o processo correu dentro da normalidade e vai começar o julgamento agora. Agora, o que todo mundo espera é a prisão dele, ele tem que ser responsabilizado pela tentativa de golpe no nosso país, tentou golpear a democracia o tempo inteiro, e quando perdeu a eleição, mais ainda. Então assim, o que nós esperamos tranquilamente é a prisão dele, que ele pague por tudo que ele fez contra o nosso país”, declarou Jackson ao PB Agora.
Por outro lado, o deputado federal Cabo Gilberto, do PL de João Pessoa, criticou o julgamento e o definiu como político e sem fundamentação.
“Um julgamento totalmente político, não tem o que esperar aí. É totalmente já viciado esse julgamento, sem pé nem cabeça”, afirmou.
O julgamento de Bolsonaro, considerado histórico, ocorre no Supremo Tribunal Federal e envolve acusações relacionadas à tentativa de reverter o resultado das eleições de 2022. A Corte deve analisar provas documentais, delações e gravações que integram a denúncia da Procuradoria-Geral da República.
PB Agora