A coluna da jornalista Denise Rothenburg do jornal Correio Brasiliense desta semana, trouxe detalhes de como a articulação do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, em definir como uma das prioridades da Casa neste ano a votação da redução da jornada de trabalho da escala 6×1, pode ser bom para Motta e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Segundo a colunista, ao encaminhar a proposta da redução da escala 6×1 para os trabalhadores, Hugo Motta (Republicanos-PB), atua em três frentes. Primeiro, se tornar sócio de qualquer benefício que o governo possa obter em termos de ganho de popularidade junto aos que hoje cumprem essa carga horária de trabalho. Em segundo lugar, mostrar ao Planalto que está em sintonia com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nessa campanha reeleitoral, caso os votos do petista possam ajudar o Republicanos na Paraíba. A terceira é mostrar que ele não trata apenas dos projetos que beneficiam os servidores do Legislativo.
“O mundo evoluiu, as tecnologias se desenvolveram e o Brasil não pode ficar para trás. Vamos capitanear a discussão ouvindo a sociedade e o setor produtivo, com a expectativa de votação em maio”, escreveu ele, logo após participar de evento promovido pelo banco BTG Pactual em São Paulo.
Além da escala 6×1, Motta disse que outros temas que serão prioridade na Casa neste ano são a aprovação do acordo entre a União Europeia e o Mercosul, que precisa ter o aval do Brasil formalizado no Congresso, e a votação das Propostas de Emenda à Constituição (PECs) da Segurança Pública.
“Devemos agora, após o Carnaval, retomar este tema [a PEC da Segurança]. Espero que, passando na Comissão Especial, possamos levar ao plenário a pauta da segurança pública, uma pauta inadiável”.
REUNIÃO DE HUGO COM LULA DEVE OCORRER APÓS O CARNAVAL – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), adiaram a reunião que estava prevista para ontem (11/2) para tratar das Propostas de Emenda à Constituição (PECs) que preveem o fim da escala de trabalho 6×1.
A informação foi confirmada por Hugo Motta e por integrantes do Palácio do Planalto. Segundo apurado, o adiamento ocorreu por incompatibilidade de agendas, já que o deputado paraibano retorna à Paraíba na tarde desta quinta-feira. A previsão é que a conversa ocorra apenas após o Carnaval.
Redação

